"Essa mudança de marca não significa uma mudança de identidade. Ao contrário, encontramos um caminho que atende a todos os nossos veículos e que fortalece a conexão da empresa com seus públicos interno e externo." Guilherme Döring Cunha Pereira, vice-presidente do GRPCom| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

A Rede Paranaense de Comu­­nicação (RPC) tem novo nome e nova marca. A partir de domingo, leitores, espectadores, anunciantes, clientes e toda a população do estado vão conhecer o Grupo Paranaense de Comunicação (grpcom), novo nome da maior corporação do setor no Paraná e uma das maiores do país. A mudança dá aos jornais Gazeta do Povo, Jornal de Londrina e Gazeta Ma­­ringá, às rádios 98 FM e Mundo Livre, e às oito emissoras RPC TV um novo "sobrenome". Mas ele nasce com os valores, atributos e princípios que se consolidaram ao longo da história dos veículos.

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"Essa mudança de marca não significa uma mudança de identidade. Ao contrário, en­­con­­­­tramos um caminho que atende a todos os nossos veículos e que fortalece a conexão da empresa com seus públicos interno e externo", diz o vice-pre­­sidente do grpcom, Gui­­lherme Döring Cunha Pereira. Na avaliação do executivo, a consolidação de um grupo forte protege a independência editorial de cada um dos veículos e também fortalece cada uma das marcas que formam o grupo.

Na apresentação da nova marca aos gestores de todas as empresas, o vice-presidente destacou ainda que a mudança pretende fortalecer o grupo além das fronteiras do Paraná na busca por novas parcerias e oportunidades de negócios. "O Paraná tem ainda um grande potencial de crescimento para nós, mas também já identificamos dezenas de oportunidades fora do estado. O perfil do grupo tem nos tornado muito atraente para parcerias com outras grandes empresas nacionais, por exemplo", diz Cunha Pereira. "Estamos bem agressivos na busca dessas oportunidades", acrescenta.

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Por que mudar?

A decisão sobre a mudança do nome e do logotipo da antiga RPC foi tomada há pouco mais de dois anos, em julho de 2008, durante a elaboração do planejamento estratégico da empresa para os próximos anos. Os estudos para a criação do grpcom começaram no ano passado e envolveram, além da equipe interna de marketing, duas das mais renomadas agências de branding do país – a Branding Analytics e a G8 Design. Esta última foi a responsável pela criação da nova logomarca, que simboliza a convergência e compartilhamento de informações, ideias, opiniões e diversão, e ressalta todas as plataformas de atuação do grupo. Todo o estudo caminhou no sentido de encontrar um nome e uma marca que traduzissem o posicionamento de ser um grupo com "compromisso inovador para o desenvolvimento humano e social", explica o vice-presidente.

A mudança também resolve os problemas causados pela forte associação do antigo nome apenas com a RPC TV, e não com os demais veículos que compõem o grupo. As diversas pesquisas realizadas pela empresa mostraram que havia uma confusão entre as marcas tanto para o público interno quanto para o externo.

RPC TV

A nova arquitetura de marca do grpcom inclui também a criação de uma identidade única para as oito emissoras com a repaginação da atual logomarca. A partir de 29 de novembro, todas elas passarão a se chamar apenas RPC TV. Os traços da nova logomarca foram arredondados e ganharam formas mais orgânicas e harmônicas, o que permite um melhor rendimento no vídeo.

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