Veja uma prévia do funcionamento da revista
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Em mais um capítulo de sua cruzada contra a disseminação gratuita de notícias na internet e após alguns atrasos, Rupert Murdoch, presidente da News Corp, lançou nesta quarta-feira (2) o primeiro jornal feito exclusivamente para o iPad, tablet da Apple.
Apresentado à imprensa em evento no Museu Guggenheim, em Nova York, o "The Daily" estará disponível na loja virtual iTunes nos EUA a partir de hoje ao preço de US$ 0,14 por dia, US$ 0,99 por semana ou US$ 39,99 por ano. Usuários do iPad que quiserem conhecer o produto terão duas semanas de cortesia (se você possui um iPad disponível baixe de graça a The Daily), fruto de uma parceria com a operadora Verizon.
"O que economizamos com papel, tinta e distribuição nós repassaremos ao leitor", afirmou Murdoch, justificando o preço.
Segundo a assessoria de imprensa do "The Daily" informou ao Globo, por enquanto o jornal está disponível para download apenas nos Estados Unidos. Mas informou também que a News Corp planeja lançá-lo em outros países "em breve".
O "The Daily" será atualizado todas as manhãs, mas poderá ter atualizações durante o dia no caso de notícias importantes ou novidades em histórias já publicadas. A publicação terá cerca de cem páginas e será focada em seis áreas: geral, esportes, fofoca e celebridade, opinião, cultura e aplicativo e games. Alguns favoritos dos leitores na "velha mídia" também estarão presentes com novo visual, entre elas o horóscopo, previsão do tempo e palavras cruzadas.
O Daily tira proveito da inovadora tecnologia do iPad, com fotos em 360 graus, vídeos em alta-definição e conteúdo interativo.
A navegação será feita através de um sistema chamado de "carrossel", pelo qual os usuários passeiam pelas histórias e seções até escolher aquelas que pretendem ler. Haverá também a opção de escolher matérias não-lidas aleatoriamente. O conteúdo poderá ser facilmente compartilhado no Facebook ou Twitter, e os leitores terão a opção de fazer comentários em áudio ou texto sobre as reportagens.
John Miller afirmou que o Daily compete pela atenção dos leitores com todas as mídias, como "jornais, revistas, sites e em alguns momentos até com 'Angry Birds'". Murdoch indicou que o "The Daily" mira a geração que não lê jornais nem assiste TV, "mas consome conteúdo, e o quer disponível a toda hora, em todo lugar". "Novos tempos demandam novo jornalismo", disse Murdoch.
O aplicativo do "The Daily" será o primeiro da loja virtual a admitir assinaturas. A iTunes precisou fazer mudanças em sua estrutura, anunciadas juntamente com o jornal, para permitir esse modelo de pagamento. A modalidade estará disponível para outros aplicativos mais tarde, informou a Apple.
Segundo Murdoch, a News Corp investiu US$ 30 milhões no desenvolvimento do Daily, que conta com uma equipe de cerca de 100 jornalistas. O custo operacional do jornal é de US$ 500 mil por semana. Segundo o "New York Times", outros publishers consideram o valor exagerado. Entre eles está Sarah Chubb, da Conde Nast Digital, que publica a versão para iPad da revista "Wired". Em dezembro, informou o NYT, até o CEO de mídia digital da News Corp. Jon Miller disse que US$ 30 milhões era uma estimativa muito alta.
iPad terá exclusividade do "The Daily" por até três anos
Foi uma das raras vezes em que a Apple se envolveu na promoção de um aplicativo desenvolvido por terceiros. Murdoch deixou claro que o próprio Steve Jobs contribuiu para o projeto - aliás, entre os fatos que motivaram o adiamento do lançamento do "The Daily" está a licença médica de Jobs.
"Desde o primeiro dia sabíamos que o "The Daily" iria redefinir o negócio de notícias"< afirmou Eddy Cue, homem forte da iTunes.
Mesmo assim, Murdoch quer que o "The Daily" esteja em outros tablets:
"Esperamos estar nos principais tablets. Mas este ano e o próximo pertencem à Apple. Esse é apenas um julgamento de mercado", disse.
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