A agência de vigilância sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) ameaçou remover do Brasil seus fiscais encarregados de controlar as exportações de carne, decisão que paralisaria completamente o comércio entre os países, informou a agência Interfax.
``Estamos estudando a possibilidade de chamar nossos especialistas de volta. Deve-se entender que tal decisão pode paralisar completamente o comércio'', disse um representante da Rosselkhoznadzor à Interfax.
As exportações de carne do Brasil para a Rússia só são possíveis mediante a aprovação de certificados veterinários por especialistas russos em solo brasileiro, antes do embarque.
A retirada dos especialistas poderia resultar na suspensão das exportações brasileiras, afirmou o funcionário.
A medida está sendo avaliada, nas palavras do governo russo, devido às ``graves condições fitossanitárias existentes no Brasil'' e pela ausência de resposta do país em relação aos pedidos russos de maior rigor na fiscalização.
Além disso, a Rosselkhoznadzor acredita que o serviço brasileiro de fiscalização sanitária está ocultando deliberadamente informações sobre doenças animais.
Na quarta-feira, o governo russo já havia ameaçado proibir por completo as exportações brasileiras de carnes ``in natura''.
Os russos reclamam que carne de Estados proibidos de exportar devido à febre aftosa estaria sendo desviada para outros Estados livres e sendo embarcada através deles.