Rodada de Doha e entrada da Rússia na OMC são factíveis

O diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, disse no domingo que a rodada de Doha de negociações comerciais e a entrada da Rússia na OMC são duas coisas que podem ser realizadas.

Leia matéria completa

CARREGANDO :)

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou neste domingo de "arcaica, antidemocrática e inflexível" a Organização Mundial do Comércio (OMC), entidade à qual o país tenta aderir, durante um discurso no Fórum Econômico de São Petersburgo.

Moscou insistiu em se apresentar como membro de pleno direito da comunidade econômica internacional, mas não poupou críticas à mesma.

Publicidade

Putin, que no sábado garantiu que o processo prossegue em prazos aceitáveis, ao falar para diretores das grandes empresas que pediram a aceleração da entrada da Rússia na OMC, foi mais crítico neste domingo.

"No mundo atual, as organizações que foram criadas levando em consideração apenas um pequeno número de membros ativos ficaram arcaicas e parecem antidemocráticas e inflexíveis (...) Isto se vê claramente no caso da OMC e o processo de negociações da rodada de Doha, que tem sérias dificuldades, para falar de uma maneira amável", disse Putin no fórum.

De acordo com Putin é justamente nos países fundadores da OMC que se encontra o protecionismo, apesar da organização ser responsável por combater esta tendência prejudicial.

Neste contexto, não surpreende o surgimento de outras alianças e acordos comerciais regionais, destacou. Também defendeu a criação de instituições regionais euroasiáticas para o livre comércio.

A Rússia tenta há alguns anos entrar para a OMC e o ministro do Desenvolvimento Econômico, Guerman Gref, participou neste domingo em negociações sobre esta questão à margem do fórum, que conta com presença de muitos grandes negociadores internacionais, entre eles a representante americana para o Comércio, Susan Schwab, e o comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson.

Publicidade

O diretor geral da OMC, Pascal Lamy, reconheceu no fórum que sua instituição precisa de uma reforma e destacou: "Sem a Rússia, a OMC não é realmente a instituição multilateral que pretende ser".

"A Rússia não criou ainda o capital de confiança que precisa para seu desenvolvimento", acrescentou, no entanto.