Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pecuária

Rússia suspende carne de oito frigoríficos; um deles é de Maringá

4 inspirados

  • Ícone de reações Inspirado
  • Ícone de reações Surpreso
  • Ícone de reações Feliz
  • Ícone de reações Preocupado
  • Ícone de reações Triste
  • Ícone de reações Indignado

A Rússia suspendeu temporariamente as importações de carne bovina de oito unidades frigoríficas do Brasil, sendo três pertencentes à JBS Friboi e três da Marfrig Alimentos. Uma das instalações da JBS que sofreram restrições dos russos está localizada em Maringá, no Norte do Paraná. A Rússia é hoje o principal comprador de carne do Brasil.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, a Rússia não aponta problemas sanitários para a restrição, mas diz apenas que os frigoríficos não estão completamente adequados às exigências impostas por aquele país para importação de carne bovina, sem especificar quais são elas. Ainda segundo a assessoria do ministério, o comunicado do governo russo informa que, das 29 unidades visitadas durante a última missão ao país, oito tiveram as compras suspensas.

Além da unidades de Maringá, os outros dois frigoríficos da JBS que integram a lista estão localizadas em Andradina (SP) e Pedra Preta (MT). Já as unidades da Marfrig estão em Capão do Leão (RS), Paranatinga (MT) e Promissão (SP). Também foram interrompidas as importações dos frigoríficos Rodopa, em Santa Fé do Sul (SP), e do Riosulense, em Rio do Sul (SC).

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec), Otávio Cançado, reclamou da falta de clareza da Rússia na interrupção das compras de alguns frigoríficos brasileiros. "Essa falta de transparência nos remete imediatamente a uma medida protecionista sem embasamento sanitário técnico", disse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.