A novela que envolve o sacrifício sanitário do gado da Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, Norte do estado, está próxima de um desfecho. O dono dos bois e representantes do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Paraná (Fundepec) estão tentando fechar um acordo que prevê o abate dos aproximadamente 1,8 mil animais. Para isso, seria necessário invalidar a liminar concedida ao pecuarista André Carioba, o proprietário dos animais.
De acordo com informações da Gazeta do Povo, uma avaliação do rebanho para fins de indenização de acontecer nos próximos dias. Uma fonte ligada ao setor produtivo informou que essa vistoria pode começar já nesta segunda-feira (30). A possibilidade de acordo começou a ser ventilada na sexta-feira, quando Carioba participou de uma reunião com o Fundepec, em Curitiba, para esclarecer aspectos políticos e legais dessa discussão, como o prejuízo na relação de comércio exterior, provocado pelos embargos à carne brasileira e também pela demora na adoção das medidas sanitárias estabelecidas pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) confirmou que houve a reunião e, segundo Carlos Augusto Albuquerque, assessor da presidência, o encontro terminou com a sensação de que "há ampla possibilidade de acordo". O Ministério da Agricultura aguarda apenas um sinal verde do proprietário da fazenda ou da Justiça para dar início aos procedimentos de sacrifício dos animais.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast