Alguns dos melhores talentos da área de publicidade do Sul do país serão destaque hoje durante o coquetel em que serão revelados os vencedores do 28.º Profissionais do Ano Região Sul. O prêmio é o mais importante da publicidade em televisão e foi criado em 1978 pela Rede Globo. No Paraná, conta com o apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que comanda a afiliada paranaense e será a anfitriã da festa que ocorre no Clube Curitibano.
Nesta etapa regional, concorrem 129 comerciais produzidos por 37 agências e 40 produtoras, exibidos na Rede Globo entre o dia 1.º de abril de 2005 e 31 de março deste ano. As categorias são "Mercado", que avalia comerciais isolados de produto ou serviço e "Campanha", que julga entre o conjunto de peças realizadas para um mesmo cliente. Uma terceira modalidade, "Institucional", voltada a propaganda de causa, idéia, instituição ou utilidade pública não tem finalistas no Sul.
As finalistas são quatro peças paranaenses e quatro gaúchas. A agência JWT Curitiba concorre com as peças "Pessoa jurídica", criada para o banco HSBC, e "Piscina", que divulga o serviço de amizade pelo telefone Aí Galera!. Outras concorrentes curitibanas são a agência Blu, que produziu a peça "Mímica" para o Festival de Cinema da cidade e G/Pac, que inscreveu o comercial "Tensão Total", criado para a fabricante de produtos de higiene Sepac.
As agências que representam o Rio Grande do Sul são a Escala, com peças para o jornal Zero Hora e o colégio Anchieta, Matriz, que atende a rede de supermercados Zaffari, e Dez, que criou comercial para o Theatro São Pedro. O estado de Santa Catarina não tem finalistas.
A JWT Curitiba já recebeu esse ano cinco leões no Festival de Cannes. O diretor de criação das peças inscritas no Profissional do Ano, Mário DAndrea, enxerga cada vitória como a confirmação de uma tendência de qualidade. "Há cinco anos o Paraná perdia para o Rio Grande do Sul em número de finalistas, mas hoje tem a mesma quantidade ou até mais indicações", diz.
Para a Rede Globo, o reconhecimento desses talentos contribui para estimular o desenvolvimento do mercado publicitário. "Sempre acreditamos que, além de fornecer informação, educação e entretenimento, somos um veículo importante para o livre trânsito da informação publicitária", diz o diretor de relações com o mercado, Gilberto Leifert.
Rogério Mainardes, diretor de marketing da RPC, percebe que o nível de qualidade das peças vem crescendo todo ano. "Uma boa influência é a variedade de setores representandos pelos anunciantes", diz.
Na festa de hoje, não poderiam faltar atores globais. A apresentação dos finalistas que irão para a etapa nacional será feita por Nívea Stelmann (a "Alexandra" da novela Alma Gêmea) e Miguel Calomini. Os vencedores da etapa regional serão convidados a participar da festa de premiação da categoria nacional, que será realizada em novembro, em São Paulo. Os vencedores nacionais receberão como prêmio passagens para Paris e os regionais receberão troféus.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast