As empresas de telefonia fixa e celular foram as campeãs de reclamações no Procon de São Paulo no ano passado. De acordo com o ranking de empresas mais reclamadas divulgada nesta quarta-feira pelo Procon SP, das dez empresas que mais geraram processos administrativos a partir de queixas de consumidores, seis são do setor de telefonia, sendo que cinco delas são as primeiras da lista.
A campeã de 2005 em processos abertos por reclamações foi a operadora de celular Claro, com 1.035 ocorrências. Em segundo, ficou a Vivo, com 870; seguida da Embratel, com 591; da Telefônica, com 503; e da Vesper, com 398. A Telemar, cuja presença em São Paulo ainda é pequena, já aparece na oitava posição, com 272 processos, enquanto que a Motorola, fabricante de aparelhos celular, ficou na nona posição, com 186 ações.
- Essa situação é muito séria, porque em anos anteriores essas concessionárias de serviços públicos já apareciam no topo do ranking, o que é negativo. É inaceitável que, ano após ano, essas empresas descumpram os contratos de concesssão que conseguiram do governo. O que o ranking demonstra é o contínuo desrespetio ao cidadão brasileiro - disse a diretora-executivo do Procon-SP, Eunice Prudente.
Das cinco campeãs de reclamações do ano passado, três empresas já encabeçavam o ranking de 2004: a Telefônica, que com 1.042 processos originados de reclamações de consumidores foi a primeira colocada naquele ano. A Vivo, que em 2004 foi alvo de 661 ações, manteve-se na segunda colocação, embora o número de contestações aos seus serviços tenham subido para 870. FInalmente, a Embratel, que foi a quinta colocada em 2004, com 318 reclamações, subiu para a terceira posição no ano passado.
Ao longo de 2005, o Procon São Paulo recebeu 359.811 consultas, das quais 13.074, ou 3,6%, se transformaram em reclamações fundamentadas (processos administrativos). Do total de atendimentos realizados pelo órgão, 46,14% foram resolvidos na fase de mediação e 42,79% com orientação, não chegando a se toprnar reclamações fundamentadas.
Quando se toma as 20 primeiras colocadas do ranking do Procon-SP, aparecem os bancos e administradoras de cartões de crédito. O Credicard Banco S.A. é o sétimo da lista, com 314 processos: a Caixa Econômica Federal (11ª), com 137. Na 13ª posição aparece o Cartão C&A, com 131, o Banespa vem seguida (123); ItauCard (14º), com 121, e o Banco Finivest (15º), com 119 processos. FInalmente, o Banco do Brasil, na 18ª posição, respondeu a 105 ações administrativas.
- O consumidor não tem o que comemorar neste 15º aniversário do Código de Defesa do Consumidor -- concluiu a diretora do Procon-SP.