É comum encontrar nas agências da Previdência pessoas que vão até o local simplesmente para saber se a aposentadoria ou quaisquer outros benefícios solicitados há dias ou semanas foram concedidos. Esse deslocamento e a espera pelo atendimento são, na maioria das vezes, desnecessários.
A reportagem testou o serviço que informa a situação do benefício no site do INSS, o inss.gov.br, e verificou que o funcionamento é bastante simples. Após acessar a página principal, o segurado obtém a informação em quatro etapas, sem a necessidade de criar senha ou preencher longos cadastros.
Na tela, a opção “Consulta à situação do benefício” está no menu de serviços, à esquerda do usuário. O segundo passo é clicar em “Acompanhar pedido”.
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A terceira tela a ser aberta pedirá alguns dados do segurado, como nome completo, data de nascimento e número do CPF. É preciso seguir as instruções, como não usar pontos, vírgulas ou barras.
O número do benefício também será solicitado. Essa numeração está no protocolo entregue ao cidadão na ocasião do pedido no posto.
Depois de preencher todos os campos e clicar em “Visualizar”, a situação do benefício será informada. Por exemplo, caso o requerimento tenha sido aprovado, a tela apresentará a frase: “Benefício concedido”.
A consulta também pode ser realizada pelo telefone 135. A ligação não tem custo quando realizada de telefone público ou fixo.
Se a opção for o celular, o custo é o da ligação local. Ou seja, se o atendimento demorar, o usuário terá prejuízo.
Quem informou corretamente o endereço ao INSS também recebe a resposta por carta. Mas nesse caso, a espera é de 20 dias.
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