Repotenciamento do corredor de exportação

CARREGANDO :)

Inclui a reforma dos equipamentos existentes -- troca de aparelhos de tração (redlers), esteiras, correntes etc -- que levam a soja (grãos e farelo), o milho, o açúcar e o trigo dos silos para os navios. Também abrange a reforma dos pilares do complexo e dos carregadores (shiploaders). Com essas alterações, a capacidade de embarque do Corex, hoje em torno de 9 mil toneladas por hora, deve crescer em, ao menos, um terço. O plano para o Corex também contempla sua ampliação no formato de um píer em T para atender à demanda crescente não só do Paraná, mas dos vizinhos Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com a criação de mais quatro berços (locais de atracação para os navios). O projeto executivo terá o edital aberto ainda neste mês.

Revitalização dos acessos

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Por conta própria, a Appa está licitando novos acessos do pátio de triagem, onde ficam os caminhões à espera de carregar ou descarregar no porto, pela BR-277 (R$ 2,4 milhões) e também a concretagem das vias urbanas de Paranaguá que levam até o terminal e precisam ser reforçadas para a passagem dos veículos pesados (R$ 3,5 milhões).

À parte desses investimentos, o governo federal garantiu, com a edição da MP dos Portos, em dezembro de 2012, R$ 124,4 milhões em obras viárias de acesso ao porto.

A base para a aplicação do montante seria um projeto da prefeitura de Paranaguá. Do total, R$ 20 milhões devem ser destinados para a construção de um viaduto na bifurcação da BR-277, na entrada para o município. Outros R$ 75 milhões devem aplicados em mais três viadutos e na recuperação de 6,6 quilômetros da Avenida Ayrton Senna. O restante, R$ 29,4 milhões, deve ser utilizado para a construção de um pátio de regularização de tráfego no porto.

Novo sistema operacional

É a alma do sistema de controle de cargas do porto de Paranaguá. Pode agilizar e muito toda a operação. Seu orçamento passou de R$ 4,3 milhões em 2012 para R$ 6,8 milhões, porque também deve incorporar a parte de desembarque do terminal (principalmente fertilizantes). Edital deve ser lançado no próximo mês de julho.

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Dragagem de aprofundamento

Compreende o aprofundamento do Canal da Galheta e dos berços do terminal, par ao recebimento de navios maiores. Já tem licença prévia do Ibama, mas espera pelo desenrolar da aplicação das novas regras da MP dos Portos para acontecer. Isso porque pelo novo marco regulatório teria de ser conduzida diretamente pela Secretaria dos Portos, em Brasília. Também pode ser delegada à Appa, se assim a SEP desejar, para que a autarquia possa tocar o processo por conta própria. Há também a possibilidade de o edital ser incluído no pacote de manutenção para uma década dentro do novo Plano de Dragagem do governo federal, que reservou R$ 860 milhões para Paranaguá, ainda em dezembro de 2012.

Dragagem de manutenção

Estimada em R$ 131 milhões, ela promete regularizar os níveis do acesso e dos berços do porto de Paranaguá – tornar o caminho mais "padronizado" para a navegação. Ainda espera por licença do Ibama.

Projetos executivos dos píeres em F e L

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Consistem na procura pela melhor maneira de fazer a reforma do cais oeste do porto para o embarque de mais granéis vegetais, como milho e trigo, em quatro novos berços. Os projetos mostrarão que traçado (F ou L) é o melhor para a obra.

Novas balanças de acesso ao cais

São mais modernas e devem ser mais precisas na pesagem dos caminhões. Essa pesagem é fundamental para agilizar o embarque de fertilizantes, por exemplo. A cada falta ou excesso de carga, o veículo tem de voltar para a fila para acertar o peso correto.

Prevenção de incêndio do Corex

É extremamente necessário para qualquer acidente no complexo, hoje desatualizado nesse aspecto.

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Projeto executivo do píer de inflamáveis

Consiste no prolongamento do atual píer, de dois para quatro berços, para cargas como petróleo e derivados e álcool.

Projeto executivo da base de prontidão de acidentes

A ideia da base é servir de apoio para qualquer acidente ambiental, incêndio etc no porto de Paranaguá. Algo inédito no terminal e nos portos do país como um todo.

Novos portões e cercas

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É simplesmente uma reforma dos limites existentes, envelhecidos.

Projeto executivo do novo pátio de veículos

O porto de Paranaguá exporta hoje mais de 86 mil veículos por ano e importa mais de 140 mil. Uma grande área é arrendada para a Volkswagen. A ideia é ampliar o espaço para esse tipo de carga, crescente – em 2015, as projeções do plano de zoneamento do terminal indicam para uma movimentação anual de mais de 300 mil veículos e suas partes.

Implantação do VTMS

É o sistema de monitoramento de navios que o porto de Paranaguá quer instalar. É um projeto apoiado pela SEP e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), dentro dos planos do Porto sem Papel. O sistema permitirá o acompanhamento em tempo real do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio e espera, contribuindo para o funcionamento do terminal e para a segurança das operações.

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Novos muros e divisas de alfândega

É a troca dos velhos existentes, pensando também em áreas mais seguras e mais adequadas visualmente para o recebimento futuro de passageiros.

Execução da base de prontidão

É a construção do prédio que vai abrigar a base de prontidão de acidentes.

Apoio técnico para monitoramento ambiental

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Com um histórico de vencimentos de licenças e descumprimentos às normas ambientais, a Appa está tentando colocar esse departamento nos eixos, com a contratação de uma empresa especializada que ajude na execução do plano de monitoramento ambiental da autarquia.

Scanners para cargas

É mais uma iniciativa que faz parte do Porto sem Papel. Os equipamentos servirão para a inspeção e o desembaraço de contêineres na Receita Federal. Tornaram-se urgentes a partir de reivindicações dos Estados Unidos, que, após os ataques de 11 de setembro de 2001, aprovaram uma lei obrigando que as cargas que entrem em seu território passem por esse tipo de verificação.

Levantamento Patrimonial

É a listagem dos bens do porto de Paranaguá, bastante desatualizada. Documento é importante para a contratação de seguros, entre outras situações.

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