O ano começou complicado para quem procura emprego em Curitiba. A capital foi a cidade onde mais pessoas foram demitidas nos quatro primeiros meses de 2016. Ao todo, foram fechadas 6.091 vagas com carteira assinada entre janeiro e abril, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O número representa a diferença de postos de trabalho criados e encerrados no período e é o reflexo de um cenário nacional bastante complicado. Ainda segundo o Caged, o acumulado do ano apresentou uma queda de 378 mil empregos no país. No Paraná, o saldo é igualmente negativo, com 5.994 vagas encerradas.
E Curitiba não foi a única a apresentar resultados ruins. Além dela, Ortigueira e São José dos Pinhais também aparecem no topo da lista estadual do Ministério do Trabalho e Emprego como os municípios que mais dispensaram funcionários. A cidade dos Campos Gerais, por exemplo, fechou os quatro primeiros meses de 2016 com um saldo de 3.514 demissões. Já em São José dos Pinhais, o período foi encerrado com um total de 1.502 vagas a menos.
Confira as dez cidades que mais dispensaram profissionais:
- Curitiba: -6.091
- Ortigueira: - 3.514
- São José dos Pinhais: -1.502
- Londrina: -629
- Guaratuba: -623
- Guarapuava: -524
- Pinhais: -511
- Foz do Iguaçu: -376
- Altônia: -354
- Cambé: -312
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast