Os proprietários de veículos emplacados no Paraná já podem conferir quanto precisarão desembolsar para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2017.
O decreto que trata da cobrança do imposto para o próximo ano foi assinado na última sexta-feira (16) pelo governador Beto Richa e a tabela com os valores venais dos veículos para o cálculo do tributo foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (19).
O cálculo do imposto é feito pelo valor de venda do veículo, com base em levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e nos preços praticados no mercado paranaense em setembro de 2016.
A alíquota é de 3,5% para automóveis e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV.
Arrecadação
A estimativa de arrecadação de IPVA na proposta orçamentária de 2017 é de R$ 3,38 bilhões, 5% maior do que o previsto para 2016. O Paraná conta com 4,36 milhões de veículos tributados e 2,48 milhões não tributados, que são os veículos com imunidade, como os de propriedade da União, estados e municípios e táxis.
O ano de 2017 será o primeiro em que os contribuintes terão o valor do imposto reduzido ou quitado integralmente devido à adesão ao programa Nota Paraná. Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefa), 39 mil pessoas solicitaram a transferência de créditos do programa para abater do IPVA.
Pagamento
Os proprietários de veículos começam a receber os boletos do IPVA de 2017 a partir do próximo dia 28 de dezembro. Os boletos contêm os dados dos veículos, valores do imposto, forma de pagamento e as guias para recolhimento à vista, com 3% de desconto, ou da primeira e segunda parcelas, que podem ser pagas em qualquer banco.
Aqueles que optarem pelo parcelamento vão receber uma nova correspondência, com a guia para recolhimento da terceira parcela. Assim como as outras, esta pode ser quitada em qualquer instituição bancária.
Pagamento à vista
Pagamento parcelado
Colaborou: Mariana Balan.