O superávit primário do governo central caiu fortemente em janeiro deste ano refletindo uma queda na arrecadação e uma elevação das despesas, mostraram dados do Tesouro Nacional nesta sexta-feira.
No primeiro mês do ano, o governo central registrou um superávit primário de 4,251 bilhões de reais, frente a um superávit de 15,362 bilhões de reais no mesmo período de 2008.
Em dezembro, o resultado fiscal do governo central - que congrega as contas do Tesouro, do Banco Central e da Previdência Social - foi deficitário em 20,023 bilhões de reais.
"A evolução do resultado do governo central comparativamente ao mesmo período do ano anterior foi influenciada por fatores atípicos ocorridos neste e naqueles exercícios", afirmou em Tesouro em nota.
Como exemplos, o Tesouro citou, além de fatores pontuais como a prorrogação este ano do prazo de pagamento do Simples, a queda da arrecadação de impostos ligados à produtividade e a elevação de despesas como o pagamento de precatórios, pessoal e investimentos.
A arrecadação dos impostos federais caiu 7,3 por cento em termos reais em janeiro segundo dados da Receita Federal também divulgados nesta sexta-feira.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast