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Varejo

Salfer é a primeira rede do Sul a ter crédito do BB

Os clientes das Lojas Salfer passam a contar em meados de fevereiro com crédito do Banco do Brasil para suas compras, com a opção de ainda sair do estabelecimento com dinheiro emprestado. A parceria, firmada ontem, vai atender mesmo quem não fizer compras na varejista catarinense, que, no futuro, aceitará quitação de títulos bancários e fará o pagamento de aposentados. A Salfer é a primeira rede varejista no Paraná atendida pelo BB.

De olho nos cerca de 1 milhão de clientes cadastrados pela Salfer, que gastam em média R$ 500 por compra, dos quais 350 mil pagam prestação, o Banco do Brasil pretende conceder R$ 500 milhões em crédito nos próximos cinco anos. A varejista agradece o fôlego, mas pretende terceirizar apenas 30% das vendas a prazo.

As taxas de juro devem continuar entre 1% e 6% ao mês. No caso dos móveis, o parcelamento é feito em 10 vezes sem juros.

A vantagem sobre a parceria que a Salfer tinha com o Bradesco até agosto do ano passado, de acordo com o diretor Vanderlei Gonçalves, é que o banco opera de forma mais coerente com o público da rede. "Por ser o último banco a entrar no mercado de financiamento em varejistas, ele pesquisou o que era oferecido e adotou o que tinha de bom em cada um", diz.

O gerente-executivo do Banco do Brasil, Eduardo Martins, explica que as lojas não terão quiosques de crédito para não deixar o cliente esperando pela aprovação do crédito, que costuma ser constrangedora. "As informações são passadas em 1,5 segundo pela internet, e o banco responde automaticamente se tem interesse em conceder o financiamento", diz.

No caso do empréstimo pessoal, o cliente pode retirar o dinheiro na hora ou obter um cartão para uso em compras dentro e fora da loja, que ainda permite retirar dinheiro nos terminais do banco.

A transformação das lojas em correspondente bancário não tem data marcada. Será possível pagar contas como água, luz, telefone, além de títulos e tributos.

A Salfer registrou R$ 308 milhões em 2006 de faturamento, que espera elevar para R$ 400 milhões este ano com novas inaugurações. A rede pretende abrir este ano 30 lojas no Paraná e em Santa Catarina, alcançando 110 pontos de venda nos dois estados.

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