Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
protecionismo

Salvaguarda provoca boicote ao vinho nacional

Junior Durski já teve sua carta de vinhos premiada duas vezes como a melhor do Brasil; agora, ela não tem mais rótulos nacionais | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Junior Durski já teve sua carta de vinhos premiada duas vezes como a melhor do Brasil; agora, ela não tem mais rótulos nacionais (Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo)

A medida de salvaguarda contra vinhos importados, reivindicada por entidades do setor vitivinícola e publicada no dia 15 de março, provocou uma reação que ameaça a imagem dos vinhos finos brasileiros no próprio território nacional. Após a proposta de cotas para importação da bebida, diversos restaurantes, inclusive em Curitiba, estão retirando de suas cartas os poucos rótulos nacionais oferecidos.

Em repúdio à proposta de criação de cotas, o proprietário do Durski e da rede de restaurantes Madero, Junior Durski, retirou os 50 rótulos nacionais de sua carta de vinhos, que tem mais de 2,5 títulos e foi premiada duas vezes como a melhor do Brasil pelo Guia Quatro Rodas. "Essa medida é ultrapassada e antiga. A adoção seria como voltar para o período antes do Collor, quando as importações eram proibidas", justifica. O boicote foi idealizado pela chef Roberta Sudback, que tem um restaurante no Rio de Janeiro, e contou com a adesão de chefs renomados como Alex Atala.

O sommelier Ronaldo Bohnenstengel, do Vin Bistrô, apesar de considerar a salvaguarda imprópria, não cortará os vinhos das vinícolas que assinaram o pedido. "Não vejo necessidade de boicote. O mercado nacional já oferece poucas opções de bons vinhos e todos com preço muito acima dos importados", diz.

Participação

A norma protecionista tem como objetivo principal elevar a participação do produto nacional no mercado consumidor. De acordo com as entidades do setor, a adoção da salvaguarda permitirá, dentro de três anos – período de vigência da medida –, que os rótulos nacionais voltem a cair no gosto do consumidor e cheguem a 35% do mercado.

"Em países como Estados Unidos e Alemanha, os rótulos nacionais são metade dos vinhos comercializados. Temos de buscar mercado para que o Brasil não se transforme apenas em importador", aponta Carlos Pavini, diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), uma das entidades à frente do pedido protecionista.

No ano passado, os vinhos finos brasileiros representaram 21,3% dos 91,9 milhões de litros comercializados no país. No primeiro bimestre deste ano, a participação dos rótulos nacionais no mercado consumidor caiu para 11%, enquanto a entrada de vinhos estrangeiros cresceu 35%. "Hoje o vinho importado entra a qualquer preço e quantidade. É preciso fechar a porteira", afirma Hélio Marchioro, diretor-executivo da Federação das Cooperativas do Vinho (Fecovinho).

Apesar do discurso de proteção, proprietários de restaurantes e importadoras veem a medida com grande desconfiança. Para eles, a estratégia das entidades para conquistar mercado está equivocada. "Essa é uma guerra perdida. A salvaguarda não vai mudar o consumidor", diz o diretor comercial da importadora Porto a Porto, Alceu Bobbto.

Colaborou Flávia Schiochet.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.