A Samsung divulgou, nesta quarta-feira (7), que irá fabricar um celular com tela dobrável que, quando aberto, se transforma em tablet. O produto ainda não foi lançado oficialmente, mas informações preliminares foram divulgadas durante a conferência da fabricante para desenvolvedores, em São Francisco (EUA).
Por enquanto, a fabricante coreana divulgou apenas um teaser do que parece ser um smartphone do futuro. Com uma tela que chega a 7,3 polegadas (tamanho de um livro — cerca de 18 centímetros), o aparelho é um tablet e celular de bolso, ao mesmo tempo.
A expectativa é de que o lançamento agite o mercado de telefones. Mas a Samsung não divulgou nome, preço, ou sequer uma data de quando irá lançar o aparelho.
O pré-lançamento ocorreu com o intuito de recrutar desenvolvedores de aplicativos a trabalharem, desde já, para criar experiências únicas, pensadas para a tela dobrável.
Em entrevista ao The Whashington Post, o CEO da divisão mobile da Samsung, DJ Koh, disse que não há nenhuma pegadinha ou truque no novo aparelho. “Em termos de produtividade, uma tela maior é sempre melhor”, disse. “Se nós fizêssemos um telefone com uma tela muito maior do que a do Note, ele iria virar um tablet. Então pensamos: por que não dobrar ao meio? Partimos desta ideia simples três ou quatro anos atrás”.
Dobrado, o aparelho mostra uma tela normal, na parte da frente. Quando aberto, a tela se expande, e passa a mostrar o mesmo aplicativo que já estava rodando, mas em uma versão maior.
O interior do aparelho utiliza um material diferente daquele dos telefones tradicionais. A expectativa é de que ele possa ser fechado e aberto pelo menos por 300 mil vezes.
Depois do boom dos primeiros smartphones, os últimos anos foram de navegação em modo cruzeiro por parte das fabricantes, que se limitaram a lançar produtos com design incremental.
O aparelho da Samsung pode quebrar esta lógica. A chinesa Huawei, que detém uma fatia importante do mercado global, também já anunciou que está trabalhando em um celular dobrável (que poderia substituir os computadores).
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast