A Samsung comprou a startup (empresa iniciante de tecnologia) norte-americana LoopPay, mostrando intenção de lançar um serviço de pagamentos por meio de smartphones para competir com a Apple.
Os sistemas de pagamentos móveis têm sido adotados lentamente nos Estados Unidos e em outros mercados, apesar de fortes investimentos das companhias de tecnologia. Apple, Google e PayPal, do eBay, lançaram serviços para permitir que usuários façam pagamentos em lojas por smartphone.
A fraca popularidade desses serviços ocorre, em parte, porque muitos varejistas têm relutado em adotar a infraestrutura de hardware e software necessária para oferecer as novas opções de pagamentos móveis.
Funcionalidades
A LoopPay funciona de um modo diferente da Apple Pay ou do Google Wallet porque não exige que os lojistas tenham um equipamento especial para receber o pagamento. Em vez disso, o sistema criado pela companhia emite um sinal magnético que "imita" a passagem de um cartão por uma máquina convencional.
Para usar o sistema, é preciso fazer o download do aplicativo e comprar um aparelho, que custa a partir de US$ 60. Ao fazer a compra, é preciso aproximar o celular próximo da máquina de cartão e apertar um botão.
De acordo com a Samsung, a LoopPay vai funcionar em vários celulares Android, em contraste com o Apple Pay, que funciona apenas nos iPhones 6 e 6 Plus e logo vai estar também no Apple Watch.
- PayPal tenta fazer frente a rivais na briga por pagamentos no "mundo real"
- Mercado de tecnologia deve crescer 5% no Brasil em 2015
- MercadoPago mira aplicativos e leitor de cartões para elevar receita
- Apple promete nova era de consumo
- Sistema Apple Pay já é usado por 1 milhão de pessoas, diz Tim Cook