A sul-coreana Samsung Electronics e a japonesa Sony fecharam acordo para um plano de expansão de US$ 2 bilhões na unidade de produção de telas de cristal líquido, buscando maior participação nas vendas de TVs planas.

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As companhias já operam uma joint venture de US$ 2 bilhões, a S-LCD Corp., na Coréia do Sul, para produzir telas planas.

A expansão permite à Samsung, segunda maior fabricante mundial de LCD de grande porte no ano passado, usar o poder da marca Sony para ampliar o mercado de telas grandes de televisão.

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A venda de telas planas foi fator chave por trás da escalada da Sony para o topo do mercado de TVs LCD no quarto trimestre de 2005.

- A Samsung e a Sony têm ganhado muito cooperando, criando o mercado juntas e obtendo margens maiores com as telas de 40 polegadas. Eles querem fazer isso de novo para as telas de tamanho maior através do novo acordo - disse o analista da CJ Investment & Securities, Lee Min-hee.

O anúncio da Samsung e da Sony acontece depois que a taiuanesa AU Optronics. terceira maior fabricante de LCD do mundo, anunciou na sexta-feira que iria adquirir a rival local Quanta Display.

Enquanto a corrida por aumento de capacidade e competição pressiona as margens das fabricantes de LCD, analistas prevêem que as empresas menores vão se unir para conseguir sobreviver.

A nova linha vai iniciar produção em massa no segundo semestre de 2007 e terá capacidade de produção de 50.000 unidades por mês.

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A Sony e a Samsung formaram a joint venture de US$ 2 bilhões em 2004 para produzir telas de LCD para televisões de grande porte. As duas empresas pretendem assinar o novo acordo até o final de junho.

A demanda por telas planas de LCD de grande porte, usadas em computadores pessoais, deve crescer 50% nos próximos três anos, enquanto a demanda por telas LCD para TVs deve saltar mais que três vezes, segundo a empresa de pesquisas DisplaySearch.