A Samsung apresentou nesta quarta-feira (19) dois smartphones de faixa de preço considerada intermediária em uma nova linha, Galaxy J, com câmeras frontais (para autorretratos) de resolução acima da média e dotadas de flash frontal e suporte a duas contas de WhatsApp.
O Galaxy J5, que tem tela de 5 polegadas, custa R$ 949, enquanto o “primo” Galaxy J7, de 5,5 polegadas, sai por R$ 1.299. Ambos começam a ser vendidos na semana que vem.
Por meio do software chamado My Knox, com o qual os dois celulares vêm equipados, o usuário cria dois ambientes dentro do sistema, o que possibilita lançar instâncias simultâneas de qualquer aplicativo, inclusive de redes sociais e de mensageiros que exigem autenticação pelo número de telefone (os celulares aceitam dois chips).
Para mudar de ambiente, é preciso usar um padrão de desbloqueio (como os desenhos feitos para destravar a tela usados por alguns usuários de Android).
Celular brazuca
A companhia afirma que os lançamentos são fruto de pesquisas feitas especificamente sobre o mercado brasileiro: preferência por celulares com hardware acima dos mais básicos; tela grande acima de 5 polegadas; e capacidade fotográfica própria para as chamadas selfies.
A câmera traseira tem resolução de 13 MP e abertura f/1.9 (que capta 35% mais luz se comparada a lentes “convencionais”, segundo a empresa).
A tela dos dois aparelhos tem resolução 720p e tecnologia Amoled (diodos orgânicos emissores de luz com matriz ativa), como os celulares mais caros vendidos pela empresa.
O aparelho dá direito a dois anos de assinatura do serviço de armazenamento da nuvem da Microsoft, o OneDrive, na versão de 100 GB, e a três meses do serviço de streaming do Google, o Play Música.
Processador
Salvo pela capacidade da bateria (2.600 mAh no Galaxy J5 e 3.000 mAh no Galaxy J7) e processador (Snapdragon 410 de quatro núcleos no J5 e Exynos de oito núcleos no J7), as especificações são parecidas: 16 GB de memória expansíveis por cartão de memória; 1,5 GB de RAM.
“Nosso alvo é o consumidor das classes B e C, que usam a internet 77% do tempo por meio do celular”, afirma Alessandra Barcala, diretora de marketing de celulares da Samsung no Brasil.