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Sandoz vai lançar 23 novos genéricos

Linha da Sandoz em Londrina: à espera da queda de patentes para fazer novos genéricos | Divulgação
Linha da Sandoz em Londrina: à espera da queda de patentes para fazer novos genéricos (Foto: Divulgação)

Cambé - Enquanto aguarda o vencimento da patente de alguns dos remédios mais consumidos no mundo, a Sandoz Brasil – divisão de medicamentos genéricos da multinacional Novartis –, investe em pesquisas e testes na expectativa de ampliar em até 30% seu faturamento com o lançamento dessas drogas.

Para 2010 está previsto o fim da vigência da patente do Lipitor, redutor de colesterol do laboratório Pfizer. Em 2011 será a vez do Viagra, medicamento do mesmo fabricante usado contra a disfunção erétil, ganhar sua versão genérica. Estes, e outros 21 medicamentos serão produzidos na fábrica da empresa instalada em Cambé, região Norte do Paraná.

No país, o segmento de genéricos cresce aproximadamente 20% ao ano, frente à expansão de 4% da indústria farmacêutica como um todo. No primeiro semestre deste ano, a venda de genéricos movimentou pouco mais de R$ 2 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira das In­­dústrias de Medicamentos Ge­­néricos (Pró-Genericos). Mesmo assim, esse mercado ainda é considerado limitado no Brasil, onde representa cerca de 20% do total das vendas farmacêuticas – enquanto nos EUA e em países europeus o índice ultrapassa os 60%.

Chance

Para a Sandoz, a entrada de novos medicamentos é vista como uma oportunidade de conquistar participação de mercado. A meta da empresa é ocupar até o fim de 2010 o terceiro posto dentre os principais laboratórios de genéricos do Brasil. Atualmente, a companhia é a quinta colocada. "Se um medicamento perde a patente hoje, deve estar amanhã, às 6 horas da manhã, nas prateleiras das farmácias", diz o diretor de operações técnicas da Sandoz, José Luis Martins Lopes.

Atualmente, o portfólio da Sandoz conta com 19 das 20 moléculas mais vendidas do mercado brasileiro de genéricos. Em 2008, a empresa faturou R$ 240 milhões no Brasil, com a venda de 156 produtos, sendo 69 genéricos, 52 similares e 35 "genéricos de marca". A unidade de Cambé, especializada em medicamentos sólidos, tem 800 funcionários e produção anual de 1,1 bilhão de comprimidos, 61 milhões de blísteres e 48 milhões de unidades embaladas.

Hormônios

Em 2009, a unidade da Sandoz em Cambé foi designada como "Centro de Desenvolvimento Global para a área Hormonal" da corporação. O lançamento do primeiro contraceptivo da marca no Brasil está previsto para meados de 2010. A companhia já comercializa anticoncepcionais genéricos na Europa, Ásia e América do Norte, mas a unidade brasileira deverá concentrar toda essa produção, tornando-se exportadora.

O repórter viajou a convite da Sandoz.

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