A unidade brasileira do banco espanhol Santander anunciou nesta terça-feira que estuda realizar uma oferta pública primária de ações no país.
O banco informou que "ainda não houve qualquer decisão quanto à realização da operação que dependerá, dentre outros fatores, das condições de mercado existentes na ocasião", diz trecho do comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O mercado brasileiro de oferta de ações voltou a se aquecer no segundo trimestre, após ficar praticamente inoperante com o agravamento da crise internacional de crédito a partir de meados de setembro passado.
Segundo o IFR, cerca de 20 empresas brasileiras estão preparando ofertas de ações primárias, secundárias estimadas em mais de 10 bilhões de reais.
Até agora em 2009, segundo a CVM, as ofertas primárias de ações no Brasil movimentaram 1,6 bilhão de reais, enquanto as secundárias levantaram 12,1 bilhões de reais.
Em junho, o Santander anunciou que espera completar a integração das agências do Banco Real até a metade de 2010. O banco espanhol comprou o brasileiro do ABN Amro em 2007, expandindo sua presença no país. Com a aquisição do Real, o Santander espera ter economias de custos de 2,7 bilhões de reais até 2011.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast