No embalo da febre das compras coletivas, o Shopping São José, localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, aderiu ao modelo e lança hoje o primeiro site do setor no país. Com a promessa de descontos de no mínimo 50%, promoções e brindes, o novo canal de vendas terá a participação das lojas do shopping, que conta hoje com 130 operações.
Segundo a gerente de marketing, Liana Soifer, o projeto é pioneiro no setor de shopping centers. "As redes sociais estão muito fortes e as vendas nos sites de compras coletivas estão explodindo em todo o país. Daí veio a ideia de criar um site exclusivo para as lojas do shopping", diz.
Crescimento acelerado
Estima-se que existam hoje no Brasil cerca de mil sites de compras coletivas, em um segmento que cresce em ritmo exponencial. Somente em 2010 ano em que começou a funcionar o primeiro site do gênero no país, o Peixe Urbano esse canal de venda movimentou R$ 500 milhões, segundo projeções de mercado.
A lógica do desconto no atacado em que preços mais baixos são realizados para um determinado volume de pessoas , as promoções, a distribuição de brindes e os "combos" (pacotes de benefícios) vêm atraindo milhões de pessoas. Em menos de um ano, os portais de compra coletiva já somam 2 milhões de transações. De acordo com Liana, um dos objetivos é aumentar o fluxo de pessoas no shopping, que recebe aproximadamente 480 mil pessoas por mês. Até o fim do ano devem ser abertas mais 20 operações comerciais.
O site Compra Coletiva Shopping São José, que vai funcionar no endereço http://compra.shoppingsaojose.com.br, exibirá uma oferta por vez e tem acordo de exclusividade com as lojas, que não poderão participar de outros portais do gênero. Os lojistas não terão custos para anunciar a remuneração do shopping será sobre as vendas (20%). Inicialmente, três lojas fecharam pacotes de ofertas: Espaço Cinco Sentidos, Jack Music Bar e Landerna.