Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indicação

Sarkozy quer ex-ministro francês Strauss-Kahn como chefe do FMI

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, quer que o ex-ministro da economia Dominique Strauss-Kahn seja o próximo diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, disse ele em uma entrevista publicada neste sábado.

Sarkozy disse ao jornal Le Journal du Dimanche que já havia falado sobre sua proposta com o presidente norte-americano, George W. Bush, e com os líderes da Espanha, Itália e Grã-Bretanha.

"Eu quero que Dominique Strauss-Kahn seja o candidato da França para chefiar o FMI porque ele é quem se encaixa melhor neste cargo", disse Sarkozy segundo o jornal.

A diretoria do FMI irá se reunir na segunda-feira em meio a pedidos dos países em desenvolvimento para que a Europa e os Estados Unidos concordem em lançar uma seleção internacional para o novo diretor-gerente do organismo.

O posto de chefia do FMI sempre foi da Europa desde que a instituição foi criada em 1945, quando houve um acordo informal sob o qual os EUA ficariam então com a definição da presidência do Banco Mundial.

A Europa já manifestou sua vontade de nomear o sucessor de Rodrigo de Rato, que renunciou ao cargo no FMI na semana passada, alegando questões pessoais. Ele sairá em outubro, encerrando prematuramente um mandato de cinco anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.