Será lançado hoje, em Curitiba, o SAT HD Regional, o sistema que irá levar o sinal digital em alta definição (HD), via satélite, para diversas regiões do Brasil gratuitamente. O lançamento hoje é para lojistas e a partir de amanhã será veiculada a campanha publicitária na tevê e em mídias regionais.
O SAT HD Regional vai levar canais com som e imagens digitais HD a grandes áreas metropolitanas e também para pequenos municípios no interior do mesmo estado ou região, além das áreas rurais onde o sinal terrestre hoje não alcança. Através deste sistema, o telespectador poderá assistir à programação local da Rede Globo, por meio de sua emissora afiliada. Ou seja, terá acesso ao noticiário de seu estado e às partidas de futebol dos times da região.
O Paraná é o primeiro estado a receber o SAT HD Regional. Os paranaenses terão acesso à programação local da RPC TV, de Curitiba, e contarão com a cobertura HD, tanto na área urbana quanto na rural. Serão contempladas 36 cidades ao redor de Curitiba, incluindo a capital e o litoral, mais 26 municípios pequenos no restante do estado, bem como toda a área rural do Paraná, conforme classificação dos setores censitários do IBGE.
O diretor geral da RPC TV, Eduardo Boschetti, afirma que a ampliação do sinal deixará a emissora ainda mais próxima dos telespectadores. "Estamos oferecendo o sinal digital e uma programação em HD para um mercado que não tinha esta opção. Vamos facilitar o acesso à programação regional da RPC TV. A partir de agora, os usuários de antenas parabólicas poderão assistir aos programas Bom Dia Paraná, Paraná TV 1.ª Edição e 2.ª Edição, por exemplo, e todos os demais programas da grade", afirma Boschetti.
A Rede Globo prevê uma expansão do projeto para outros estados já nos próximos meses.
Receptor
A distribuição do receptor do SAT HD Regional, nos pontos de venda, será feita exclusivamente pela empresa Elsys. Esse receptor, chamado EDS-SATHD, permite que os telespectadores com antena parabólica recebam até 80 canais digitais sem necessidade de assinatura mensal, sendo 4 em HD, 1 em HD 3D (tridimensional), 32 em SD (definição standart) e 43 de rádio. Além disso, o receptor possui menu em inglês e português, busca automática de canais, closed caption (que possibilita a transmissão de legendas), opções para bloqueio de canal e também para classificações indicativas.
Os telespectadores que já têm o sinal de antena parabólica só precisam adquirir o novo produto para ter o sinal digital. O receptor EDS-SATHD é uma oportunidade de negócios para o instalador e o antenista. "Para a Elsys é, ao mesmo tempo, um orgulho e uma grande responsabilidade ser o parceiro exclusivo da Rede Globo neste projeto. O produto foi desenvolvido para revolucionar o mercado de antenas parabólicas, já que substitui o sistema analógico atual", comenta o gerente comercial da empresa, Claudio Blatt.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast