Além de ter levado a companhia ao lucro por diversos anos, Iwata era popular com os fãs da Nintendo pelo senso de humor, por sempre aparecer em comerciais e por conhecer os jogos que sua empresa criava| Foto: Andrew Gombert/EFE

Satoru Iwata, que morreu no sábado (11), foi o responsável por levar a Nintendo de volta ao topo do mercado de games. Ele foi presidente-executivo da companhia japonesa por 13 anos.

CARREGANDO :)

Tendo feito carreira como desenvolvedor, era um dos poucos executivos da indústria de jogos eletrônicos com experiência na criação de games. Por também jogá-los, Iwata levou a Nintendo por um caminho diferente desde que assumiu a presidência, em 2002.

Em vez de apostar em jogos com gráficos de última geração e consoles cada vez mais potentes, o presidente decidiu desenvolver games com maior apelo aos jogadores causais, que não passavam horas e horas todos os dias na frente da tela.

Publicidade

Sucessos

Nesse caminho de tentar atrair novos jogadores, lançou em 2004 o Nintendo DS, um console portátil com duas telas, sendo uma sensível ao toque.

Um dos primeiros jogos a fazer sucesso no DS foi “Brain Age”, que estimulava os jogadores a manter o cérebro afiado ao resolver simples problemas de matemática. O game foi ideia de Iwata.

Dois anos depois, a Nintendo lançou o Wii. Com um controle revolucionário, que captava o movimento dos jogadores para mover os personagens, o console, substituto do rejeitado GameCube, foi mais vendido que os concorrentes PlayStation 3 e Xbox 360.

O sucesso do Wii fez com que a empresa japonesa triplicasse a receita do período anterior a Iwata na presidência.

Publicidade

O Wii U, porém, não conseguiu manter o mesmo sucesso do antecessor. A Nintendo foi perdendo receita até fechar 2014 no vermelho.

Mundo mobile

Foi o suficiente para que Iwata buscasse uma solução mais radical. Já sofrendo com problemas de saúde, o presidente da Nintendo cedeu à pressão de investidores e anunciou em março que a empresa entraria no mercado de jogos para celulares e tablet.

A Nintendo havia mantido firme na posição de só desenvolver jogos para os próprios videogames.

Iwata também fechou uma parceria com a Universal Parks & Resorts para ter os personagens da Nintendo nos parques da empresa.

Antes de assumir a presidência da Nintendo, comandou o estúdio HAL, criador do sucesso “Super Smash Bros”, que incluía os principais personagens da empresa, como Mario, Yoshi, Link e Pikachu, em uma arena de duelos. Também foi consultor no desenvolvimento de “Pokémon”.

Publicidade

Carisma

Além de ter levado a companhia ao lucro por diversos anos, Iwata era popular com os fãs da Nintendo pelo senso de humor, por sempre aparecer em comerciais e por conhecer os jogos que sua empresa criava.

Ele foi o primeiro presidente da Nintendo que não fez parte da família Yamauchi, fundadora da corporação em 1889, no ramo de jogos de cartas.

Após a Nintendo anunciar a morte de seu presidente, na noite deste domingo (12), em razão de tumores nos canais biliares, Iwata recebeu homenagens de seus concorrentes. “Obrigado por tudo, sr. Iwata”, escreveu a conta oficial do PlayStation no Twitter.

“Um começo de semana incrivelmente triste. Descanse em paz, Satoru Iwata. Você tinha o respeito de um mundo de gamers, incluindo de todos nós”, postou a Rare, estúdio inglês parceiro da Microsoft e que durante muitos anos trabalhou para a Nintendo.

Publicidade