A francesa Schneider Electric apresentou nesta quarta-feira oferta para comprar a espanhola Telvent por 2 bilhões de dólares, buscando a expansão no crescente mercado de tecnologia para tornar o fornecimento de eletricidade mais eficiente.
A Schneider afirmou que a oferta em dinheiro avalia a Telvent em 40 dólares por ação, o que significa um prêmio de 36 por cento sobre a cotação média dos papéis nos últimos três meses. O valor inclui também a compra de títulos conversíveis da Telvent.
O negócio integra a estratégia da Schneider de realizar pequenas e médias aquisições para impulsionar suas atuais operações e se expandir em mercados emergentes, como Índia e Rússia.
A companhia espanhola desenvolve sistemas de tecnologia para as indústrias de eletricidade, transportes e petrolífera, sendo que seus sistemas respondem por mais de 60 por cento dos campos de exploração de petróleo e gás na América do Norte e América Latina.
Para a Schneider, a operação representa uma forma de elevar sua presença em software, complementando suas vendas de equipamentos.
A empresa francesa informou que o negócio teria influência positiva nos resultados do primeiro ano após a conclusão, excluindo custos de implantação.
Até 2016, a companhia vê de 250 milhões a 300 milhões de euros em sinergias de receita e um aumento do Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em entre 30 milhões e 35 milhões de euros.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast