Levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), mostrou que número de novos inadimplentes recuou 0,4% em abril na comparação com março, em termos ajustados. Esse número inclui todos os setores monitorados, como varejo, bancos, cartões de crédito, entre outros. Considerando apenas os dados do varejo, porém, a inadimplência cresceu 1,4% sobre março e 4,4% perante abril de 2012.
A Boa Vista leva em conta os registros de débito incluídos pelos clientes na base do SCPC. A recuperação de crédito, que mede quantos consumidores saem das listas de inadimplência, também apresentou reação. Em abril, o número de consumidores que limparam o nome cresceu 2,6% sobre março e 5,2% sobre abril do ano passado.
Neste quesito, os dados do varejo também são diferentes. A recuperação de crédito apresentou uma retração de 7,2% quando comparada a março. Além disso, mesmo com o número de novos inadimplentes diminuindo no geral, a dívida média do brasileiro aumentou 6,48% em relação a março e alcançou R$ 1.432.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast