O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse estar pronto para fazer o que for necessário para dar sustentação à recuperação econômica dos EUA, que perde fôlego, mas evitou afirmar se o Fed irá agir.
Em discurso preparado para o encontro anual de dois dias dos representantes dos maiores bancos centrais do mundo, em Jackson Hole, Bernanke afirmou que a economia dos EUA deve continuar crescendo em 2011 e nos anos seguintes, sinalizando que uma nova ação do Fed pode não ser necessária.
Ainda assim, o presidente do Fed destacou que o banco central norte-americano está pronto para agir se necessário para impulsionar a economia e evitar a deflação - que ele acredita não representar um grande risco nesse momento.
"Em particular, o Comitê (de mercado aberto do Fed) está preparado para oferecer acomodação monetária adicional, por meio de medidas não convencionais, se ficar evidente que é necessário especialmente havendo deterioração significante das perspectivas (econômicas)", disse Bernanke.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast