O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) abre amanhã o período de inscrições para o Desafio Sebrae um jogo que tem a intenção de difundir a cultura empreendedora entre universitários. Em 2009, quando o Desafio completa 10 anos, a entidade espera que mais de 100 mil estudantes participem da competição, cerca de 10% a mais que no ano passado. As universidades do Paraná estão entre as que mais inscrevem alunos na disputa: em 2008 foram 12,3 mil estudantes, com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) encabeçando a lista nacional (1.269 inscritos).
O desafio nada mais é do que um jogo em que as equipes de três a cinco estudantes têm o dever de administrar virtualmente uma empresa. Por meio de um software, os participantes devem acessar as mais diversas áreas da companhia e tomar decisões estratégicas que garantam o sucesso da empresa.
Estas decisões envolvem, por exemplo, a contratação de funcionários, a compra de matéria-prima, o investimento em ampliação da capacidade de produção, a negociação de empréstimos em banco e o planejamento de marketing. E, a julgar pela experiência deste jornalista com a brincadeira, a tarefa não será nada fácil.
O jogo dura cerca de quatro meses, começando com etapas à distância (pelo computador) a partir de maio e presenciais em novembro. Os vencedores nas etapas estaduais são premiados com cursos no Sebrae, laptops e viagens. Já a equipe campeã nacional ganha uma viagem internacional para conhecer centros empreendedores na última edição (2008), o destino foi Barcelona, na Espanha.
Em 2008, a equipe vencedora foi a paulista Costela no Bafo, que participava pela segunda vez. Na semana passada, eles participaram da final internacional. E, na última quinta-feira, comemoraram, no Rio de Janeiro, a conquista do prêmio internacional.
A Costela no Bafo é formada pelos estudantes Rafael de Souza Nars, Bruno Barreto Rodrigues, Rodrigo Constant da Silva, Sérgio Henrique Alves e Érico Vicente Ciancio. Todos são da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde fazem cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental. "O mais valioso dessa experiência é que estamos sempre na posição de aprender. E é necessário ser humilde para aceitar algo novo", afirmou Rafael de Souza Nars.
Cultura
O gerente do Sebrae Enio Pinto explica que o objetivo do jogo é justamente criar uma cultura entre os brasileiros, para que o país conte mais com os chamados "empreendedores por oportunidade", diferentes da grande maioria de "empreendedores por necessidade" existentes no Brasil. Nesse sentido, nada mais oportuno que o ambiente universitário. "É quando os jovens estão cheios de ideias, mas não enxergam muitos riscos porque não têm muitos compromissos."
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, explica que 13% dos estudantes que participam do desafio acabam abrindo empresas. A entidade não mede, no entanto, quantas dessas empresas sobrevivem após certo tempo.
Serviço
Inscrições para o Desafio Sebrae 2009 de 24 de março a 13 de maio, pelo site www.desafio.sebrae.com.br. A taxa custa R$ 30 por equipe, que deve ter entre três e cinco integrantes.
O jornalista viajou a convite do Sebrae.