Comprar no comércio ao lado de casa ou do trabalho é uma forma eficiente de estimular a economia. Essa é a proposta da campanha Compre do Pequeno, lançada nesta quarta-feira (5) pelo Sebrae Nacional. Desta vez, além de dar suporte ao micro e pequeno empreendedor para organizar os negócios e obter melhores resultados, a entidade vai abordar diretamente o consumidor, informando sobre a força econômica das empresas de menor porte.
As micros e pequenas empresas são responsáveis por 52% do total de empregos do país, com 17 milhões de trabalhadores em seus quadros. Muitas vezes também são a oportunidade de inserção do jovem no mercado de trabalho. No total, correspondem a 27% do PIB nacional e conseguiram manter o saldo positivo na geração de 116 mil novas vagas entre janeiro e junho de 2015, justamente no momento que o desemprego aumenta no Brasil. “É a faixa empresarial que tem maior mobilidade para fazer ajustes econômicos e de gestão para mudar de rumo e aproveitar oportunidades com a crise”, observa o presidente da entidade, Luiz Barreto.
A ideia da entidade é promover um movimento nacional de estímulo ao consumo nos pequenos negócios, intensificando o atendimento aos empresários e promovendo ações de impacto na sociedade. Um exemplo do efeito que o consumo na cadeia do pequeno é um estudo apresentado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). De acordo com o presidente nacional da entidade, Paulo Solmucci Júnior, a cada R$ 1 gasto em um estabelecimento que fornece alimentação fora do lar, outros R$ 2,34 são movimentados na cadeia produtiva do estabelecimento, na compra de móveis, equipamentos, louça, entre outros itens usados em bares, restaurantes e lanchonetes.
Os argumentos para clientes, fornecedores e empreendedores estão organizados no site da campanha. Além da conveniência de consumir próximo ao trabalho ou residência e do suporte a uma categoria que movimenta a base da cadeia econômica, o Sebrae lembra ainda que as compras realizadas no comerciante de pequeno porte mantém os recursos – como impostos – na mesma região em que o estabelecimento está instalado. “Isso é fundamental especialmente para pequenas localidades”, diz Barreto.
Para marcar o movimento, serão realizadas diferentes ações em todo o país durante a primeira semana de outubro. Até dia 5, data em que é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, serão realizados mutirões que devem chegar a 300 mil atendimentos, 85 mil oficinas técnicas, 20 mil cursos entre presenciais e a distância, 80 missões e caravanas, 750 seminários e ainda 410 novos pontos de atendimentos do Sebrae. O impacto sobre o consumidor virá em iniciativas como corridas, bicicletadas, festival gastronômico, blitz educativas e intervenções na paisagem urbana. “Estamos estimulando a criatividade da equipe para gerar o maior número de ações para abordagem da sociedade”, diz.