Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Infraestrutura

Secretaria de Portos lança licitação para dragagem de aprofundamento de Paranaguá

Canal da Galheta, que dá acesso ao Porto de Paranaguá | Valterci Santos / Gazeta do Povo
Canal da Galheta, que dá acesso ao Porto de Paranaguá (Foto: Valterci Santos / Gazeta do Povo)

A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) publicou nesta quarta-feira (29) o edital de licitação da dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. As propostas serão enviadas até o dia 11 de novembro e a licitação está marcada para uma semana mais tarde, no dia 19 de novembro. O valor máximo previsto no leilão é de R$ 368,6 milhões e a obra deve ser iniciada nos primeiros meses de 2015.

A obra é considerada uma das mais importantes para o porto paranaense, pois aprofunda o canal de acesso ao porto e permite que navios ainda maiores possam atracar em Paranaguá. A dragagem de aprofundamento prevê a retirada de mais de 14 milhões de metros cúbicos de sedimentos ao longo de todo o canal e na bacia de evolução. A área externa do canal passará de 15 metros de profundidade para 16 metros. Na área, o canal passará de 13,5 metros para 15 metros de profundidade. O restante do canal e a bacia de evolução passarão a ter 14 metros de profundidade – hoje, são de 12 a 13 metros. Depois da obra, navios com calado de 12,8 metros de profundidade poderão atracar no porto, enquanto o limite atual é de 12,3 metros. "É uma obra muito aguardada e que é fundamental para manter Paranaguá como referência entre os portos do Brasil", afirma o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. O projeto está na fila de obras do governo federal desde 2008.

A nova profundidade vai afetar diretamente a produtividade do Porto de Paranaguá. "Além de navios maiores, teremos uma possibilidade de operar com mais agilidade a todo momento", completa.

Trâmites

Com a licitação encerrada no próximo mês, a proposta volta para o Ibama para que a obra possa ser iniciada nos primeiros meses de 2015. A intervenção tem uma duração máxima prevista em edital de 18 meses. "Normalmente é uma obra de dura mais do que um ano para ser feita, pois o aprofundamento só pode ser feito quando não há nenhum navio passando pelo canal", explica Dividino.

Se eventualmente a safra de grãos de 2015 for fraca – o que é possível diante da perspectiva de um clima atípico causado pelo El Niño –, a entrega da obra pode até ser antecipada.

O valor estimado de R$ 368,6 milhões prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, a sucção de sedimentos de doze áreas do canal de acesso ao porto e mais três dragas transportadoras. O documento de licitação também permite que empresas de fora do país e consórcios participem do leilão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.