O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta tarde que o Fundo Soberano do Brasil (FSB) já pode realizar as operações de compra de dólares, sem a necessidade de nova regulamentação adicional. O secretário também explicou que a conta financeira citada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, hoje pela manhã, nada mais é do que o fluxo de caixa disponível no Tesouro Nacional.
"Se o recurso disponível já estiver alocado, o Tesouro pode emitir títulos e usar esse dinheiro nas operações", disse o secretário, que participa de uma mesa de debate sobre política fiscal no 10º Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
nesta quarta-feira pela manhã, o ministro Mantega disse que o FSB terá duas contas. Uma orçamentária, que lidará com os recursos que já foram aportados no fundo (quase R$ 18 bilhões), e outra que chamou de financeira, que lidará com as disponibilidades de caixa do Tesouro.