Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contas

Secretário do Tesouro confirma uso do Fundo Soberano para superávit

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, confirmou nesta sexta-feira (4) que o dinheiro do Fundo Soberano será usado para completar o superávit primário -economia para pagar juros da dívida pública- de 2012.

Serão utilizados R$ 12,4 bilhões do Fundo Soberano que estavam depositados fora das contas do governo, num fundo privado gerido pelo Banco do Brasil. Esses recursos agora estão depositados na conta da União. As operações, feitas nos últimos dias de dezembro, só foram divulgadas ontem.

"Nós baixamos uma parte do valor [dos recursos do Fundo Soberano]. Vai para o [superavit] primário", disse Augustin, ao entrar no Ministério da Fazenda.

"O Fundo Soberano tem um resgate para o [superavit] primário de R$ 12,4 bilhões", acrescentou.

Augustin disse não entender porque a operação estava gerando tantas dúvidas. Segundo ele, a União teve uma despesa ao destinar recursos para criar o fundo e agora teve uma receita.

"Assim como ele foi ele foi uma despesa, na volta ele é uma receita. Por enquanto é isso. Por enquanto nos tivemos de volta a poupança", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.