Ouça este conteúdo
Nesta quarta-feira (3), o Rio de Janeiro (RJ) foi oficializado como sede da nova bolsa de valores brasileira, a American Trading Service (ATS). O anúncio foi feito pela Americas Trading Group (ATG) durante evento na Associação Comercial do Rio (ACRJ) ao lado do prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD).
De acordo com o anúncio, a nova bolsa deverá começar a operar no segundo semestre de 2025. A nova operação do país promete acirrar a concorrência com a B3, a principal bolsa de valores do Brasil.
Segundo o presidente da ATG, Cláudio Pracownik, a nova bolsa trabalhará as mesmas ações que são negociadas na B3.
A ATG é uma empresa de tecnologia que negocia ativos financeiros. Desde 2023, o controle da empresa pertence à Mubadala, dos Emirados Árabes. A ATG atua no Brasil, em outros países da América Latina e nos EUA.
Os incentivos fiscais oferecidos pela prefeitura foram determinantes para que o Rio saísse vencedor da disputa para sediar a nova bolsa.
A operação é semelhante ao que ocorreu em 1990 quando os incentivos ajudaram a antiga Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) a se posicionar frente à concorrência da Bolsa de Valores do Rio (BVRJ).
“O Rio de Janeiro está recuperando seu protagonismo econômico no país. Vamos seguir criando cada vez mais oportunidades para estimular o nosso desenvolvimento e beneficiar o Rio e todo o Brasil, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao comemorar o anúncio em vídeo nas redes sociais.
A nova bolsa está em fase final no processo para obtenção das autorizações do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A localização exata da bolsa ainda não foi definida pela ATG. A prefeitura espera que a empresa escolha um endereço no centro da cidade.