Uma das maiores empresas de concessão de financiamentos para o mercado imobiliário de alto risco dos Estados Unidos, a New Century Financial Corp, alertou nesta segunda-feira que está passando por uma série de problemas financeiros.

CARREGANDO :)

Sediada em Irvine, na Califórnia, a companhia - 2ª maior do país em empréstimos para mutuários de baixo crédito - vem enfrentando problemas de financiamento e não terá recursos necessários para cumprir com suas obrigações diante do cenário atual.

Segundo a CNN Money, empresa também informou que não espera conseguir preencher, até o prazo de 16 de março, as informações exigidas pela Securities and Exchange Comission (SEC, que regula o mercado de ações dos EUA) em seu relatório financeiro anual.

Publicidade

Ao perder o prazo, a companhia poderá ter problemas adicionais com vários de seus parceiros e ter o seu registro para negociação de ações suspenso.

A New Century Financial vem chamando a atenção de Wall Street e de reguladores federais. Suas ações já vêm registrando uma performance ruim diante de preocupações crescentes com uma eventual falência. Nesta segunda-feira, os papéis da companhia recuaram 48% no pré-mercado, antes da abertura das bolsas.

Os problemas com a companhia no âmbito da SEC poderão afetar o setor financeiro como um todo. A empresa mencionou acordos com grandes instituições como Morgan Stanley, Goldman Sachs, Citigroup, Barclays Bank, Bank of America, e Credit Suisse First Boston Mortgage Capital, uma unidade do Credit Suisse Group.

As ações do Goldman Sachs e do Morgan Stanley recuaram 1% no início dos negócios nos EUA.

A New Century divulgou que recebeu duas cartas do Banco of America, cada uma datada de quinta-feira, afirmando que certas subsidiárias da instituição não cumpriram com obrigações.

Publicidade

O Citigroup e o Barclays Bank enviaram avisos semelhantes, informou a instituição. A New Century tem agora menos de US$ 60 milhões em caixa, o que a coloca em situação de quebra de muitos de seus contratos de empréstimos.