Os trabalhadores que precisarem receber o benefício do seguro-desemprego contam a partir desta segunda-feira (16) com a possibilidade de agendar pela internet o dia para ser atendido na Agência do Trabalhador de Curitiba. O serviço é disponibilizado como a primeira opção no menu acesso rápido, no lado superior direito do site www.trabalho.pr.gov.br.

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Para marcar a data, o trabalhador deve preencher um cadastro e verificar os dias disponíveis para o atendimento. O agendamento on-line estava suspenso desde março, segundo informações da Secretaria do Trabalho, para o treinamento de novos servidores contratados para trabalhar na manutenção do sistema.

No modo presencial a média de atendimento de pessoas na Agência do Trabalhador é de 130 por dia. Têm direito ao seguro desemprego trabalhadores com carteira assinada que forem dispensados sem justa causa e que tenham trabalhado por pelo menos seis meses.

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A relação de documentos necessários para solicitar o recebimento das parcelas do benefício é: comunicação de dispensa (via marrom) e requerimento do seguro-desemprego (via verde) – fornecidos e preenchidos pelo empregador após a demissão; termo de rescisão do contrato de trabalho quitado pelo empregador; Carteira de Trabalho e Previdência Social; documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento com o protocolo de requerimento de nova identidade, carteira de motorista com foto, passaporte ou certificado de reservista) - cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e cartão do PIS/PASEP.

Serviço

A Agência do Trabalhador funciona na Rua Pedro Ivo, 744, Centro, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. O telefone é 41 3883-2500.