De novembro para dezembro, seis das oito atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram alta no volume de vendas do varejo, informou hoje o instituto. Isso ocorreu em tecidos, vestuário e calçados (alta de 3,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (2,3%) artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,6%), móveis e eletrodomésticos (1,4%) e combustíveis e lubrificantes (1,1%).
Na mesma base de comparação, o IBGE apurou quedas no volume de vendas em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (baixa de 0,3%) e em outros artigos de uso pessoal e doméstico (recuo de 1,0%).
Na comparação entre dezembro de 2010 e o mesmo mês do ano anterior, todas as oito atividades tiveram aumento no volume de vendas em dezembro de 2010: móveis e eletrodomésticos (18,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,5%), tecidos, vestuário e calçados (10,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,0%), artigos farmacêuticos médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (25,5%), combustíveis e lubrificantes (6,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (26,6%).