Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
política monetária

Selic só volta a 10% em 2013, diz Temer

Comandatuba (BA) - O governo avalia que a taxa básica de juros (Selic) só deve voltar ao patamar entre 9,5% e 10% ao ano em 2013, disse ontem o vice-presidente, Michel Temer. Na quarta-feira, o Banco Central reduziu o ritmo de alta dos juros, elevando a taxa de 11,75% para 12%.

Até então, o BC tinha subido a taxa duas vezes em meio ponto desde o início do ano. No comunicado em que anunciou a decisão, o BC indicou que a taxa continuará subindo para levar a inflação de volta ao centro da meta, que é de 4,5%, até 2012. Atualmente, o IPCA, índice oficial de inflação, está em 6,3% no acumulado de 12 meses, quase no teto da meta (6,5%). A ação mais gradualista de combate à inflação, implementada pela atual gestão do BC, vem sendo criticada por economistas, que veem o risco de a inflação permanecer alta nos próximos anos, o que levaria à continuidade da elevação dos juros.

A uma plateia de empresários, Temer disse que o governo prevê crescimento mais moderado por conta do aumento dos juros. Após a expansão de 7,5% em 2010, a economia deve crescer 4,5% em 2011 e 5% em 2012, estima o governo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.