Supermercados
Varejo propõe pacto para conter inflação
Comandatuba (BA) - O setor de supermercados vai discutir com a indústria e o governo um pacto contra a inflação. Segundo o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, a proposta será discutida no próximo encontro do setor, no início de maio. "Vamos nos mobilizar para que possamos trabalhar numa forma positiva de redução das perspectivas de inflação." Segundo ele, que participou do Fórum de Empresários em Comandatuba, o esforço se dará por meio de negociações com fornecedores. "De um lado haverá um esforço do setor. Do outro, da indústria. Terá de ser um trabalho conjunto, incluindo o governo federal."
Agência Estado
Comandatuba (BA) - O governo avalia que a taxa básica de juros (Selic) só deve voltar ao patamar entre 9,5% e 10% ao ano em 2013, disse ontem o vice-presidente, Michel Temer. Na quarta-feira, o Banco Central reduziu o ritmo de alta dos juros, elevando a taxa de 11,75% para 12%.
Até então, o BC tinha subido a taxa duas vezes em meio ponto desde o início do ano. No comunicado em que anunciou a decisão, o BC indicou que a taxa continuará subindo para levar a inflação de volta ao centro da meta, que é de 4,5%, até 2012. Atualmente, o IPCA, índice oficial de inflação, está em 6,3% no acumulado de 12 meses, quase no teto da meta (6,5%). A ação mais gradualista de combate à inflação, implementada pela atual gestão do BC, vem sendo criticada por economistas, que veem o risco de a inflação permanecer alta nos próximos anos, o que levaria à continuidade da elevação dos juros.
A uma plateia de empresários, Temer disse que o governo prevê crescimento mais moderado por conta do aumento dos juros. Após a expansão de 7,5% em 2010, a economia deve crescer 4,5% em 2011 e 5% em 2012, estima o governo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast