Em meio a uma série de rumores sobre seu possível fechamento, a fabricante de motores Tritec Motors, de Campo Largo (região metropolitana de Curitiba), vai interromper sua produção entre os dias 4 e 8 de junho, e deve retomá-la na noite do dia 10. Segundo o gerente de relações governamentais e comunicação da empresa, Thomás Prete, o motivo da parada de uma semana é a falta de uma peça importada da Argentina. A proximidade do fim do contrato com a montadora alemã BMW sócia e principal cliente da fábrica , a queda no estoque de peças e os relatos de funcionários que dizem estar à procura de novos empregos são vistos como indícios de que a empresa pode estar prestes a fechar as portas. Circula a informação de que isso poderia ocorrer em 5 ou 8 de junho, o que é negado pela diretoria.
Segundo o secretário do sindicato dos trabalhadores (Sindimovec), Ricardo Batista, que trabalha na Tritec, a partir do dia 10 a empresa vai produzir o último lote de motores encomendado pela BMW. A montadora alemã, dona de 50% da empresa (a outra metade pertence à norte-americana Chrysler) compra mais da metade da produção da Tritec e sairá da sociedade em junho. Com isso, o ritmo de produção da fábrica de Campo Largo, que segundo o sindicalista está em 900 motores por dia o pico foi de 1,2 mil unidades, entre 2005 e 2006 , deve cair gradualmente a partir do dia 10. Contatadas pela reportagem, a BMW e a Chrysler do Brasil não comentaram sobre o futuro da fábrica.
A Tritec informa que tem contratos "em aberto e em vigor" com a Chrysler e as montadoras chinesas Haima, Lifan e Chery. No entanto, Batista diz que esses contratos envolvem volumes inferiores aos vendidos à BMW e não há fornecimento fixo: os motores são fabricados conforme encomendas pontuais de cada cliente. Em maio, por exemplo, não houve produção para as três chinesas, segundo ele. No ano passado, a montadora Óbvio, do Rio de Janeiro, anunciou que equiparia seus dois veículos com motores da Tritec. No entanto, o próprio site da fábrica fluminense informa que a produção, estimada em 50 mil unidades por ano, começa apenas em 2008. No primeiro trimestre do ano passado, a Chery e duas montadoras russas cogitaram a possibilidade de comprar a fábrica, mas as negociações não evoluíram.
Com 40 mil metros quadrados de área construída e 430 funcionários, a Tritec tem capacidade para produzir 400 mil motores por ano, mas no ano passado fabricou apenas cerca de 200 mil. A empresa, que vende para o exterior toda a produção e costuma figurar entre as 10 maiores exportadoras do Paraná, faturou US$ 273,9 milhões (hoje equivalentes a R$ 614 milhões) em 2006, com crescimento de 15% sobre 2005. Nos quatro primeiros meses de 2007, a receita com as vendas caiu significativamente: foram US$ 82,4 milhões, cerca de 24% a menos que no mesmo período do ano passado.