Falta de regulação da atividade criou um cenário ruim para caminhoneiros autônomos, diz Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Sem jornada de trabalho definida, os profissionais se arriscavam em aceitar trabalhos com prazos apertados e tinham pouco poder de negociação com as transportadoras.
“A falta de regulamentação dava uma grande munição de barganha para o embarcador que exigia prazos de entrega arriscados. Agora, com o limite de horas as transportadoras vão ter que balizar a possibilidade de atendimento, melhorando inclusive o preço do frete”, afirma Batista.
Paralisações colocam problemas de infraestrutura do país sob os holofotes
Setor rodoviário de cargas, responsável por quase 70% do transporte de produtos no Brasil, enfrenta gargalos históricos que contribuíram para corpo de protestos
Leia a matéria completaA Lei do Caminhoneiro, que regulamenta uma série de aspectos relacionados à profissão, foi aprovada pelo Congresso em janeiro e aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Usada como argumento do governo para tentar encerrar a greve, a aprovação sem vetos da lei pelo Planalto desagradou as concessionárias.
Após o anúncio, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) afirmou que os pedágios cobrados em estradas brasileiras vão subir se a lei for sancionada sem vetos. “O pedágio ficará mais caro para todos os usuários, inclusive para os caminhoneiros”, afirmou a ABCR em nota.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião