A moda primavera/verão 2006/2007 desfila na noite desta segunda-feira (16) nas passarelas do Crystal Fashion. Por seis dias, de 16 a 21 de outubro, 13 grifes mostram suas coleções em Curitiba. Já nesta segunda, após o coquetel de abertura, a estonteante e polêmica modelo Daniella Cicarelli pisa nas passarelas, no desfile pela Lei Básica. Em seguida é a vez da grife esportivo-chique Osklen mostrar a sua coleção. O estilista Oskar Metsavaht deve comparecer ao evento.
Em sua 15ª edição, o Crystal Fashion se firma como um dos grandes eventos de moda do Brasil. Segundo Paulo Martins, coordenador geral da produção do Crystal Fashion, o sucesso fez surgir uma cultura de moda em Curitiba. "O evento já faz parte do calendário de viagens para Curitiba", disse. Para ele, a cidade formou uma mão-de-obra especializada nesse tipo de evento.
A cidade ganha também no turismo de negócios, acredita Martins. Há um movimento maior em hotéis e salões de beleza. "É uma estratégia de marketing interessante do shopping Crystal que divulga a sua marca não somente em Curitiba, mas em outros estados", afirmou.
Lylian Vargas, gerente de marketing do Shooping Crystal Plaza, destaca o acréscimo de 15% a 18% nas vendas do shopping, em comparação a períodos normais do calendário. "Além das marcas que participam dos desfiles, o evento movimenta todas as opções do shooping, da área de alimentação ao lazer." A previsão é de que 42 mil pessoas passem pelo Shopping Crystal nos seis dias do evento. Para deixar tudo em ordem, o trabalho começa seis meses antes e envolve cerca de 600 profissionais. Nas passarelas, 450 modelos, selecionados por cinco agências, se revezarão para apresentar a moda primavera/verão. Treze grifes, entre elas as estrangeiras Calvin Klein e Gant e a curitibana Sexxes, vão mostrar seus estilos na passarela da moda.
Na sala de desfiles, o público conta com 800 lugares sentados, além dos 450 de pé. Segundo o decorador Dado Dantas, um dos responsáveis pela ambientação do evento, serão três passarelas e apenas duas fileiras de poltronas, para privilegiar o espectador.
Decoração
Ao lado de Ilso Lambach, Dantas assina a decoração do Cystal Fashion pela oitava edição consecutiva. A dupla vestiu a garagem do shopping Crystal com listras azuis e brancas, o estilo naval que fará sucesso na próxima estação, além de usarem elementos da moda na decoração.
Na frente do shopping, um totem de 7,5 metros de altura, de autoria do artista plástico Eleutherio Netto, anuncia o evento.
Destaques
Segundo Lylian Vargas, cada edição tenta superar a anterior. "Estamos trabalhando para que esta seja a mais bonita", disse. O espaço Caras, coqueluche de todos Crystal Fashion, teve seu tamanho aumentado de 80 para 120 metros quadrados.
Lylian assinala o Fórum de Moda, que acontece paralelamente ao Crystal Fashion. Em sua décima edição, o fórum reúne especialistas do mundo fashion com estudantes e profissionais interessados no assunto.
Para Martins o destaque fica por conta do melhor tratamento às modelos. Além do habitual serviço médico, elas contarão com serviço terapêutico para massagens anti-stress. "Temos que tratar bem as maiores estrelas deste evento", disse.
Veja a programação completa do Crystal Fashion
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast