As liquidações de verão – que já estão nas vitrines há algumas semanas – ganham um reforço nesta semana. Os maiores shoppings da Curitiba entram na onda e prometem descontos de até 70%. O objetivo é esvaziar as prateleiras para receber, até abril, as coleções outono-inverno.

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O Shopping Crystal começou a temporada de promoções na última quinta-feira e oferece, até o dia 15, descontos de até 60%. A expectativa é elevar as vendas em 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A gerente de marketing, Lylian Vargas, lembra que os lojistas têm grande interesse em vender neste período. "A mercadoria de uma estação tem que ser consumida antes da chegada da nova."

A promoção "Lápis Vermelho" do ParkShopping Barigüi começa na quarta-feira e termina no domingo com descontos de até 70%. Os preços devem ficar ainda menores do que os praticados em janeiro, quando muitas lojas do empreendimento já faziam liquidações próprias. É o caso da Calvin Klein, que tem faixas vermelhas na vitrine avisando sobre os descontos de até 50% em jeans, camisetas, shorts e camisas (nas lojas do Barigüi e do Crystal).

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A Lafort, também do ParkShopping, vai estrear na liquidação e baixou pela metade o preço de todas as peças. A proprietária, Simone Dzierwa, espera aumentar o número de pessoas dentro da loja. "Observando a nossa qualidade, muitas devem se tornar clientes fiéis." Ela destaca, por exemplo, uma regata de fio por R$ 83, e a calça de alfaiataria por R$ 97,50.

Um hotsite do shopping Barigüi – www.pensadoparavoce.com.br – permitirá ao consumidor conhecer as ofertas antes mesmo de sair de casa.

Também na quarta-feira, o Shopping Estação abre a "Liquidação Mão Aberta", que dura até o domingo. A gerente de marketing, Patrícia Gonçalves, espera manter o crescimento de vendas registrado no Natal, quando vendeu 60% a mais do que o período natalino de 2005. O fluxo de visitação deve crescer 20%.

O último shopping a baixar preços na semana será o Mueller, na quinta-feira, também até o domingo seguinte. Intitulada "Não perca tempo", a promoção promete preços até 70% mais baratos. A gerente de marketing, Laura Ranaldi, lembra que desde o início do ano o curitibano que visitou o shopping já se deparou com muita promoção. "Esse é o momento de liquidar mesmo", diz.

O último a divulgar promoções oficiais será o Curitiba. O tradicional "3 dias e meio de loucura" será feito em fevereiro, mas a assessoria de imprensa do empreendimento informou que a data ainda não foi definida.

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Em muitas lojas, as liquidações já começaram. A TNG, por exemplo, tem descontos de até 50% em toda a loja. Na Levi´s, os descontos são de até 40%. A Gregory, que já tinha promoção em andamento, acrescentou novos produtos, que têm até 50% de desconto.

Desde ontem a Triton, que tem lojas no Curitiba e no Mueller, está com descontos que chegam a 40%. Já a Mixed baixa o preço de forma progressiva. Quanto mais peças o cliente, compra, mais economiza, chegando a 50%. Mara Simeão, da Nakisska, que tem lojas no Mueller e Barigüi, garante que algumas peças vão ser vendidas até abaixo do custo, como vestidos, saias estampadas e blusinhas. "Esperamos acabar com o estoque para colocar os produtos da nova coleção na vitrine."