O site "CNews" reporta que aproximadamente 5 milhões de supostos nomes de usuário e senhas de contas do Google foram publicados num fórum russo sobre Bitcoin.
A lista de 4,93 milhões de entradas que dão acesso a Gmail, Google+ e outros serviços foi divulgada na terça-feira (9) no btsec.com. Usuários do Yandex, buscador mais popular da Rússia, também foram afetados.
O responsável pelo vazamento, identificado como tvskit, afirma que 60% das palavras-chaves roubadas são válidas. Na lista, estão contas de usuários que falam inglês, russo e espanhol.
Ao "CNews", ambos os porta-vozes do Google e do Yandex dizem que a grande maioria das contas estão obsoletas, suspensas ou extintas. Eles recomendam, no entanto, os usuários a trocarem suas senhas.
O Google também negou qualquer brecha de segurança em seus servidores, dizendo que os dados de acesso foram obtidos por meio de phishing (e-mails e sites fraudulentos) e outros tipos de ataques ao longo dos anos.
Recentemente, o fórum do btsec.com foi palco de outro vazamento similar, do serviço de e-mail Mail.ru - 4,66 milhões de contas foram comprometidas.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast