Com as vendas da boneca em queda, a pergunta que não quer calar é se a Barbie ainda está viva, ou se a Mattel pode jogar a toalha. De acordo com a “CNN Money”, as vendas do brinquedo ficaram 16% menores em 2014. Nem mesmo as bonecas American Girl se salvaram e registraram recuo de 3% no último ano.
Mas as bonecas não são o único tipo de brinquedo da marca que tem andado mal das pernas. A Fisher-Price, linha de produtos voltados para crianças pequenas, viu suas vendas caírem 13% no ano passado, no que pode ser um sinal de mudança do comportamento das novas gerações na hora de brincar. Das marcas grandes da Mattel, só mesmo a linha de carrinhos Hot Wheels registrou alta (3% a mais nas vendas).
Os números também são negativos quando o assunto são as ações da empresa americana. Os papéis da Mattel acumulam queda de 20% no ano. Em relação ao pico máximo atingido no ano passado, a desvalorização foi de 40%, ainda conforme o site. Diante destes números, a expectativa de Wall Street para os resultados da companhia no primeiro trimestre também não era das melhores: o mercado esperava receita 5% menor.
Mas o balanço trimestral divulgado nesta quinta-feira (16) mostrou crescimento de 5% nas receitas globais ante o mesmo período do ano passado.
Mudanças
O diretor-executivo da Mattel foi dispensado em janeiro, e Christopher Sinclair, o interino, se tornou permanente no cargo no início do mês. E caberá à Sinclair, com pouca experiência no ramo de brinquedos, encarar os desafios que se apresentam, como o de “esquentar” os produtos lançados.
Como produtos ligados a filmes e televisão têm mais apelo, a Mattel sai perdendo porque a Hasbro detém uma série de grandes licenciamentos.
Barbie tecnológica
Recentemente, a Mattel lançou uma versão da Barbie que grava vozes e pode se conectar com um banco de dados na nuvem e pode, a partir destes dados, aprender a falar e responder às pessoas. Mas muitos pais ficaram com um pé atrás diante da possibilidade de as conversas gravadas serem acessadas por outras pessoas. Esse é um dos desafios que se apresentam para o novo diretor-executivo.
Ainda na tentativa de se tornar mais “tecnológica” e atrair mais crianças das novas gerações, a Mattel formou uma parceria com a Google para criar uma versão digital do View Master, um brinquedo de visão estereoscópica.