Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Melhores empresas

Serasa lidera lista das melhores empresas para executivos

A Serasa, uma das maiores empresas do mundo em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, foi eleita campeã do ranking das 25 Melhores Empresas para Executivos - diretores e gerentes -, pesquisa exclusiva conduzida pela consultoria internacional 'Great Place to Work®, Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil', que aponta as empresas que atingiram um nível de excelência para executivos. Presente em todas as capitais e principais cidades do País, totalizando 140 pontos estratégicos, a Serasa conta com um quadro de pessoal com mais de 2.000 profissionais e a retaguarda de um amplo centro de telemática. Como maior banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômicos, a Serasa participa da maioria das decisões de crédito e de negócios tomadas no Brasil, respondendo on-line/real-time, a 3,5 milhões de consultas por dia, demandadas por mais de 300 mil clientes diretos e indiretos.

Completam o ranking as empresas Apsen, CTBC, AstraZeneca, BV Financeira, Boehringer Ingelheim, DPaschoal, McDonald´s, Accor, SENAI/SC, Magazine Luiza, Duke Energy, EMC2,Porto Seguro Seguros, Mantecorp, Microsoft, Chemtech, ALESAT, Unimed-Rio, Copagaz, Zema, Rohm and Haas, Bradesco, Dow Brasil e Cultura Inglesa.

A pesquisa revela ainda que os profissionais que ocupam cargos de liderança nas '25 Melhores Empresas para Executivos - diretores e gerentes' têm uma percepção mais positiva do ambiente corporativo e das práticas de gestão do que os demais funcionários.

A análise da 'Dimensão Imparcialidade' apresenta o maior índice de diferença entre a percepção de executivos e funcionários. Essa percepção díspare está relacionada a processos internos de reconhecimento (mérito ou promoção), o que mostra que a visão dos executivos de alto escalão é mais positiva do que a dos funcionários. Enquanto 65% dos funcionários acreditam que as promoções são concedidas de maneira isenta, 80% dos executivos crêem nessa imparcialidade.

Quanto ao favoritismo, 66% dos funcionários acreditam que os líderes evitam favorecer um profissional em detrimento de outro; entre os executivos, esse índice sobre para 77%. A atitude dos "chefes" - apontados pelo Great Place to Work® como diretores e gerentes - também evidencia disparidade.

A afirmativa "os chefes cumprem o que prometem" mostra que 78% dos funcionários acreditam que sim, contra 87% dos executivos,

- São índices que revelam que mesmo as Melhores Empresas têm espaço para aprimorar processos de gestão. Para os executivos, há oportunidades de melhoria principalmente em quesitos como politicagem para obter resultados, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e participação nos lucros. Há, inclusive, uma diferença consistente entre todos os aspectos que precisam ser melhorados, exceto no que tange à qualidade de vida. Nesse quesito, o percentual é o mesmo: 79% dos executivos e dos funcionários que participaram da pesquisa nacional consideram que "as pessoas são encorajadas a equilibrar sua vida profissional e pessoal", o que se deve ao volume de trabalho e pressão que os executivos têm nas organizações - afirma Rodrigo Magalhães, consultor do Great Place to Work® e coordenador da pesquisa.

Segundo Magalhães, entre os pontos fortes das 25 Melhores, destacam-se a percepção da falta de discriminação(97% dos executivos e 94% dos funcionários); orgulho em trabalhar na empresa (96% executivos e 92% funcionários); vêem sentido especial no trabalho (95% executivos e 91% funcionários); os chefes são honestos e éticos na condução dos negócios (93% executivos e 88% funcionários) e este é um lugar seguro para trabalhar (93% executivos e 89% funcionários).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.