O grupo colombiano Carvajal chega ao mercado brasileiro de call center através da compra da Ask!, que pertencia ao Serviço de Comunicações Telefônicas de Londrina (Sercomtel). A empresa de telemarketing tem sede em Curitiba e teve o seu nome alterado para Contact Center Américas. O negócio foi fechado por R$ 1,750 milhão, depois de quatro meses de conversas.
No Brasil, o grupo Carvajal é representado pela Publicar do Brasil, que inclui as marcas Editel e Listel, líder no segmento de guias e listas, com 35% do mercado. Segundo o presidente corporativo no Brasil da Carvajal, German Estefan, a compra da Ask! foi a forma encontrada para a companhia entrar no mercado brasileiro de call center.
O presidente do Sercomtel, João Rezende, informou que a decisão de vender a companhia se deu em função de que havia muita dificuldade para uma empresa pública administrar um negócio que não pertencia a sua principal atividade. "A intenção dos acionistas do Sercomtel é sanear o grupo através da venda de empresas, passando a atuar apenas nos segmentos de internet e telefonia celular e fixa", completou.
O dinheiro obtido com a venda da Ask! será utilizado para o pagamento de dívidas da empresa que chegam a R$ 6 milhões, informou Rezenda. Só em 2005, a Ask! teve prejuízo de mais de R$ 3 milhões. "A empresa fundada há seis anos teve muita dificuldade no relacionamento com os sócios e a conclusão que se chegou foi que uma empresa pública não tem condições de administrar uma companhia que trabalha com a maioria dos serviços terceirizados", explica.
Os 257 funcionários da Ask! de Curitiba permanecerão na Contact Center Américas, que também ficará responsável pelo atendimento nacional da Publicar do Brasil (incluindo as marcas Editel e Listel), Esso (maior cliente), Kraft Foods, Furukawa, Ultragás, Aga e ALL. Segundo Estefan, nos próximos 12 meses a Contact Center pretende gera 200 novos empregos. "As 150 posições de atendimento que a empresa possui atualmente deverão ser triplicadas ao longo dos próximos dois anos segundo nossos planos", destaca o presidente do grupo Carvajal no Brasil. De acordo Estefan, a Ask! ocupava a 23.ª posição entre as 100 maiores empresas de call center do Brasil. A intenção com a aquisição é ficar entre as 20 maiores do país nos próximos dois anos.
O diretor de canais de relacionamento do grupo Publicar, Alex Torres diz que, entre os serviços de tele-atendimento oferecidos pela Contact Center Américas, estão a gestão de venda e pós-venda, atendimento ao cliente, gestão de pagamentos e cobranças, gestão de tratamento de banco de dados, agendamento de entrevistas, serviços de assistência à lista telefônica, gestão de aplicação de pesquisas e help desk. A cobertura dos serviços é nacional e o atendimento é feito em três idiomas.
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