O Waze (uma empresa subsidiária do Google) lançou nesta terça-feira (21) o Carpool, nova funcionalidade de compartilhamento de caronas, em um evento em São Paulo. Na prática, a ideia é conectar pessoas que vão para o mesmo destino ou a destinos no mesmo sentido no dia a dia. O serviço estará disponível no país inteiro a partir desta quarta-feira (22). O Brasil é o primeiro a receber o Carpool em escala nacional — algumas cidades dos Estados Unidos já possuem o recurso.
O Waze Carpool funciona mais ou menos nos mesmos moldes da Uber e 99, mas a empresa quer dar mais peso ao relacionamento entre os usuários e otimização no uso de carros do que em lucro aos motoristas. “Não é para ser um trabalho. O objetivo é ajudar as pessoas que estão próximas de você e tirar carros da rua”, afirmou Noam Bardin, CEO do Waze.
Para isso, a empresa anunciou um novo aplicativo, o Carpool. É por meio dele — e também do app convencional do Waze — que as caronas acontecem. O motorista usa o Waze (que é o mesmo já existente) e o passageiro, apenas o Carpool.
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Quem tiver carro pode escolher quem convidar para dar a carona e o passageiro aceita ou não o convite. A carona só acontece se ambos se escolherem na plataforma e é possível levar mais de um passageiro.
Para se cadastrar no aplicativo basta se conectar com o Facebook e informar um e-mail corporativo (opcional, mas uma forma de aumentar a credibilidade da identidade do usuário). Por segurança, tanto o condutor quanto o passageiro podem verificar redes sociais, avaliação de outras caronas e quilômetros rodados. Além disso, o motorista pode escolher pessoas do mesmo gênero ou apenas colegas de trabalho para dar a carona e para reportar algum problema é só avisar a empresa por meio do próprio aplicativo. Há uma equipe de suporte para auxiliar.
Neste primeiro mês de operação do aplicativo no Brasil, todas as caronas sairão por R$ 2, mas os motoristas receberão o valor integral — a diferença será coberta pelo Waze. Depois desse período, o custo das caronas dependerá da distância percorrida: até 5 km custará R$ 4; entre 5 km e 40 km, a corrida sairá por R$ 10; e, ultrapassado esse limite, o preço subirá por quilômetro até R$ 25, valor máximo cobrado na plataforma.
Os motoristas só podem oferecer duas caronas por dia, por enquanto, e o pagamento é feito pelo sistema dentro do aplicativo, apenas com cartão de crédito. O aplicativo ainda conta com um chat para as duas partes se comunicarem. “Nosso principal concorrente é o motorista sozinho dentro do carro com assentos vazios”, afirmou Bardin.
O Brasil tem a segunda maior base ativa do Waze, com 4 milhões de usuários, e um perfil que adota rapidamente novidades tecnológicas. Esses fatores pesaram na escolha do país para a estreia em escala nacional do Carpool.
O Waze está trabalhando em parceria com a prefeitura de São Paulo para implementar o Carpool em novos projetos. João Octaviano Machado, secretário municipal de mobilidade e transportes, explicou que o automóvel é uma necessidade, mas tem suas limitações e a cidade precisa aprender a conviver com isso. Ele afirmou ainda que existe a possibilidade da criação de uma faixa exclusiva nas principais vias da cidade para carros compartilhados. O projeto está em discussão. O objetivo do Waze é reduzir o congestionamento em até 16% na capital paulista.
O Waze foi criado em Israel e comprado pelo Google, em 2013, por US$ 966 milhões.
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Como usar o Waze Carpool
Se quiser pegar carona: baixe o app Carpool, complete seu perfil com seu e-mail, defina seu roteiro, cadastre seu cartão de crédito e solicite carona para as pessoas que escolher dentro da plataforma.
Se quiser dar carona: baixe o Waze, habilite o Carpool dentro do app e inclua seu e-mail, defina seu roteiro, informe sua conta corrente e ofereça carona para quem desejar dentro da plataforma.
Ambos os apps estão disponíveis para Android e iOS e podem ser baixados nesta página. Além do preço promocional de R$ 2 por corrida, usuários poderão indicar amigos para o serviço em troca de um bônus de R$ 30.
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