Um problema no carro no retorno de uma viagem de família foi a inspiração para um novo negócio do Grupo VA, holding de franquias especializadas em prestação de serviços de Taubaté, interior de São Paulo. Um dos sócios da empresa teve problemas com o motor do carro por causa de uma troca de óleo vencida, no fim de 2013. O argumento da falta de tempo para encaixar o compromisso com a manutenção do veículo na agenda deu o clique: por que não um serviço que viesse até o cliente, em uma espécie de delivery de troca de óleo?
Assim nasceu o Doutor Lubrifica. Com a experiência na formatação de franquias de baixo investimento e alta rentabilidade, a empresa desenhou o modelo de negócio, baseado na prestação móvel do serviço. A unidade piloto foi montada com um carro, ferramentas e know-how de mecânicos especializados no trabalho.
Durante três meses, a operação funcionou em Taubaté, até começar a ser vendida como microfranquia. "Pudemos fazer os ajustes no modelo de negócios para garantir um novo produto para os franqueados", explica o diretor de franquias do grupo, Diego Oliveira. A holding VA também detém as marcas Evolution, de ensino profissionalizante, Pop Idiomas e a plataforma de marketing digital Web4Br. O grupo tem 270 unidades franqueadas em todo o país.
Hoje o serviço de troca de óleo delivery tem 16 contratos assinados. A meta é chegar a 50 até o fim do ano. Em Curitiba, o Doutor Lubrifica começa a funcionar neste mês. O empresário Eduardo Lachowski será o primeiro franqueado no Paraná e calcula que em 12 meses já possa ter retorno do capital de R$ 55 mil que pretende investir para a abertura do negócio. "Pesquisei outras franquias de baixo investimento e esse modelo me chamou a atenção. O plano é ter mais uma unidade em cinco meses, depois do início das atividades do primeiro carro", diz.
Facilidade
O Doutor Lubrifica faz a troca de óleo e filtro de ar onde o carro do cliente estiver: em casa, no trabalho ou na rua. O custo do serviço foi balizado conforme a necessidade do modelo de negócios. "E aí tivemos uma boa surpresa. A faixa de preço ficou competitiva, tanto em relação aos estabelecimentos especializados quanto aos postos de gasolina, porque nosso custo operacional é menor", explica Oliveira. Em média, a troca de óleo custa entre R$ 140 e R$ 190, dependendo da marca e modelo do automóvel.
Em Curitiba, Lachowski acredita que o mercado é bem abrangente. Além de executivos e empresários que não têm tempo para levar o carro na oficina, o franqueado quer investir no público feminino. "Muitas mulheres não gostam de ir até o mecânico. O delivery pode ser muito útil para esse cliente", diz. Condomínios, grandes empresas e transportadoras, para evitar a circulação de veículos pesados, são outros nichos que podem contratar o serviço.