A possibilidade de pagar contas pela internet, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou débito automático ajuda a atenuar os impactos da greve dos bancários na vida da maioria da população. Mas ainda existem alguns casos específicos em que o pagamento só pode ser feito na "boca do caixa" as alternativas para essas situações até existem, mas exigem esforço por parte do cliente.
A taxa de renovação do licenciamento anual de veículos, por exemplo, só pode ser paga nos caixas do Banco do Brasil. Apenas quem é correntista do banco tem a facilidade de efetuar o pagamento pelo caixa eletrônico; quem tem conta em outro banco precisa esperar o fim da greve e contar com a tolerância do Detran.
Dirigir sem o licenciamento é considerado infração gravíssima, passível de multa de R$ 191,54, além da apreensão do veículo e sete pontos na carteira. Mas, segundo a assessoria de imprensa do Detran-PR, deve haver uma tolerância de até cinco dias em relação a quem trafegar com o documento vencido durante a greve dos bancários. Se a paralisação durar mais de duas semanas, o Batalhão da Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran-PR) poderá emitir um ofício determinando novas condições para a fiscalização dos documentos vencidos durante esse período.
Visto
Quem vai viajar aos Estados Unidos e já tem entrevista marcada para solicitar o visto também precisa se planejar. A taxa de US$ 140 deve ser paga antes da entrevista, mas isso só pode ser feito em dinheiro em uma das agências do Citibank sem o comprovante original do pagamento, o solicitante sequer poderá entrar no consulado e, por isso, a greve dos bancários tem causado apreensão em quem já está com as passagens compradas.
Todas as agências do Citibank em Curitiba estão fechadas, mas apenas 4 das 45 agências do banco em São Paulo (incluindo duas próximas ao consulado) aderiram à greve. A orientação da representação norte-americana em São Paulo é que o solicitante antecipe a viagem para a capital paulista em um dia para que possa fazer o pagamento da taxa.
* * * *
Interatividade
Que serviços você tem sido impedido de realizar por causa da greve dos bancos?
Escreva para
leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.